Wilson Picler recebe título de cidadão honorário de Ponta Grossa
Autor: Evandro Tosin – Assistente multimídiaA Câmara Municipal de Ponta Grossa (PR) concedeu o título de cidadão honorário ao professor Wilson Picler, chanceler e presidente do Grupo Uninter. A concessão da honraria ocorreu no último dia 6 de outubro de 2021, durante sessão do Legislativo municipal. Picler foi deputado federal entre 2009 e 2010 e a homenagem se deu em razão dos recursos públicos destinados por ele ao Hospital Regional de Ponta Grossa à época do seu mandato, na ordem de R$ 11 milhões. A iniciativa foi proposta pela vereadora Jocemeuri Corá Canto (Joce Canto-PSC) através do Projeto de Lei 183/2021, que foi aprovado por unanimidade pelos 18 vereadores da cidade.
O novo cidadão honorário de Ponta Grossa agradeceu a homenagem. “Quero agradecer a todos vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa por esse reconhecimento. Me sinto muito honrado e feliz por ser cidadão honorário de Ponta Grossa. Fico lisonjeado pelo reconhecimento de vocês. Vendo aquele hospital construído, novo, sem uma cama dentro, realmente nos sensibilizou. Me senti na obrigação de trabalhar por equipar esse hospital, e assim fizemos. Passados todos esses anos, a gente sente que fez a coisa certa. Tenho recebido muitos telefonemas e depoimentos de que o hospital atendeu muita gente com Covid-19 durante a pandemia, salvou muitas vidas. Parabéns a todos vocês, cidadãos de Ponta Grossa e os integrantes desse hospital”, disse Picler.
Em 2019, os recursos públicos da emenda foram destinados para compra de equipamentos hospitalares para a inauguração. O Hospital Regional de Ponta Grossa foi fundado em 2010. Em 2013, foi transformado em Hospital Universitário (HU-UEPG) e atende a pacientes de média e alta complexidade da região dos Campos Gerais, que possui uma população de 750 mil pessoas. A instituição é referência no atendimento de pacientes com Covid-19.
“É a maior emenda que um deputado federal trouxe para o nosso hospital. Essa emenda salvou muitas vidas. Onze milhões de reais. É por gratidão que nós temos pelo deputado Wilson Picler. Por todas essas vidas salvas é que faço essa proposição”, destacou a vereadora Joce Canto.
De acordo com a parlamentar, Picler tem uma história atrelada à educação, contribuiu com a inclusão de brasileiros na educação em todos os níveis, com uma forma de desenvolvimento social, científico, tecnológico e econômico. É um apoiador do programa de bolsas do ProUni, além de ser sócio-fundador do Grupo Uninter. A Uninter tem a nota máxima em avaliação do MEC na modalidade de educação a distância.
Durante sua passagem pelo Congresso Nacional, Wilson Picler foi membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, criou e presidiu a frente em defesa da soberania nacional, recebeu a medalha Mérito Santos-Dumont pelos serviços realizados à Força Aérea Brasileira (FAB).
Em 2018, Wilson Picler já havia recebido o título de cidadão honorário de Curitiba. Em setembro deste ano, a Câmara Municipal da capital paranaense também fez uma homenagem à Uninter pelos seus 25 anos prestados à educação brasileira.
Autor: Evandro Tosin – Assistente multimídia