Você já aprendeu com música hoje?
Talita Santos – Estagiária de Jornalismo
A música contribui para a disciplina e interesse nos estudos. Isto é comprovado através de várias pesquisas sobre a eficácia dela no aprendizado. A Northwestern University (EUA) realizou uma pesquisa que comprova que a comunicação, memória e até mesmo o desempenho acadêmico de alunos melhorou com o ensino da música.
“Os conceitos de ritmo, intensidade e melodia são percebidos. A criança se habitua a relacionar a música com a expressão de sentimentos e faz com que se comunique através dela. Além disso, tornamos as aulas muito mais atraentes e divertidas”, diz a coordenadora e gestora do polo CIC da Uninter, Karina Gomes Rodrigues.
A musicalização na escola age como uma importante ferramenta na prática pedagógica, onde utiliza a música como um instrumento capaz de difundir mais facilmente as atividades e propicia a socialização através de exercícios em grupo. Estes e outros conceitos e métodos puderam ser conferidos durante o evento “A Arte na Escola: Oficina de Música”.
Realizado no polo CIC, em Curitiba, a atividade foi desenvolvida pelas professoras Valentina Daldegan e Márcia Regina Mocelin e pelo professor Wilson da Silva, que trabalharam formas de motivar e incentivar a aprendizagem através da musicalização.
O evento ocorreu no começo do mês e reuniu estudantes, professores e convidados. “A interação dos estudantes e o feedback sobre a oficina comprovam a importância desse tipo de evento para motivar os estudantes da modalidade de educação a distância. Também contamos com a apresentação cultural do quarteto Graúna”, diz a coordenadora.
“É importante participar desses eventos porque deixamos de lado a visão equivocada que carregamos em relação a certos assuntos. Por exemplo, acreditar que a educação artística é só entretenimento. A arte é tão importante quanto a matemática, português ou qualquer outra disciplina. Faz parte do aprendizado humano, é área de conhecimento”, diz a aluna de Pedagogia, Kislaine Ferreira Borba Castro.
Foram convidadas 24 escolas da região para participar da capacitação e a oficina foi gratuita. “A música possibilita diversas formas de aprendizado. Aprendemos a nos expressar, trabalhamos a coordenação, a dança. São tantas as oportunidades que a música traz, além da surpresa de termos aprendido a incluir arte em diversas matérias do currículo escolar. Foi fantástico”, diz a aluna de Pedagogia Raquel Correia de Araújo Alves.
Edição: Mauri König