Visita a penitenciária muda a percepção dos alunos de Direito
Os alunos do 2º período de Direito do Centro Universitário Internacional UNINTER, visitaram a penitenciária feminina em Piraquara, com a professora Regina Reinert.
Eles tiveram a oportunidade de conhecer as condições de vida e moradia das carcerárias, incluindo os trabalhos realizados dentro do presídio. Com o objetivo de diminuir a pena, elas desenvolvem trabalhos manuais de artesanato e o dinheiro da venda desses objetos é revertido para melhorias no próprio presídio.
De acordo com a professora de Sociologia, Regina Reinert, “o intuito da visita era levar os alunos para a penitenciária a fim de que pudessem perceber a realidade, que é uma instituição que tem um contexto social de exclusão, de poucas oportunidades e que muitas vezes as presidiárias são julgadas moralmente, quando na verdade deveriam ser julgadas socialmente”.
Regina comenta ainda que, muitas mulheres que chegam grávidas ao presídio podem deixar suas crianças na creche, porém “as condições de vida, impossibilitam que elas possam ter outras escolhas, ou seja, tem suas vidas em grande parte interrompidas”.
Para o aluno Felipe Turesso, o passeio serviu de ensino para desconstruir a ideia estereotipada, “é um local muito diferente do que imaginávamos. Muito bem organizado, com uma ótima segurança, possui setores em que as presas podem trabalhar e uma creche onde elas podem deixar seus filhos. Fiquei impressionado desde o momento em que entrei no presídio”, afirma.