“Vender era apenas a ponta do iceberg, a gestão é muito mais do que isso”
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - Assistente de Comunicação AcadêmicaFascinada pelo mundo dos cosméticos desde a infância, quando na frente da penteadeira criava suas primeiras misturinhas, Queren Caroline Justino não sabia, mas plantava ali as primeiras sementes de um sonho. Autêntica e firme em suas opiniões, ela carrega consigo uma vocação que foi nutrindo durante toda a vida, a paixão pelo mundo dos negócios.
Sabendo disso, inicialmente buscou se especializar em vendas, e durante a formação, foi reconhecendo que, de fato, levava jeito para o ramo. Para lapidar o seu talento, buscou formação na área. Queren se entregou aos estudos e se especializou em 17 cursos na área de beleza em apenas um ano.
O aproveitamento foi tanto que começou a lecionar na Embelleze, a maior escola profissionalizante do país, onde atuou por oito anos e se tornou coordenadora pedagógica. Essa fase foi fundamental para aprimorar a didática e comunicação, impactando a vida de muitos alunos, que mudaram suas trajetórias profissionais.
Daí em diante, Queren trabalhou com quase tudo na vida, com diversas ideias de negócio, que financeiramente nunca conseguiu tirar do papel. Foi quando resolveu seguir carreira no mercado de cosméticos.
Com sólida base sobre logística e planejamento, além de muita experiência acumulada, ela aprofundou conhecimentos também em plano de controle de produção. Todo esse investimento e dedicação foram cruciais, pois lhe deram uma boa visão do mercado em que desejava investir.
Mas Queren, em determinado momento, sentiu falta de uma formação mais completa, que lhe desse segurança ao gerenciar seu novo negócio.
“Entendi que vender era apenas a ponta do iceberg, a gestão é muito mais do que isso! E se eu queria ter um negócio saudável, vender não seria o suficiente, eu precisava de mais!”, recorda.
Foi então que uma colega de trabalho apontou um curso que se encaixava nos desejos da empreendedora, o Tecnólogo em Gestão Comercial da Uninter. O curso foi o ponta pé para que Queren se sentisse mais segura para pôr seu plano de negócio em ação.
Munida de conhecimento, Queren fundou a LYF. Cosméticos e Nutracêuticos. Mãe de dois bebês, ela afirma que criou a marca para deixar um legado para os filhos. Ela queria também mostrar que sonhar alto e investir no sonho vale a pena . E que com fé, algo pequeno pode se tornar algo grandioso.
A marca LYF foi pensada para ser curta e direta. A origem vem do inglês (life), que quer dizer “vida”, mas com um toque moderno, através da palavra estilizada. A marca é uma homenagem aos dois filhos: Adriana Vida e Miguel Vida.
A marca de Queren se concentra em oferecer produtos de beleza e nutracêuticos de tratamento para potencializar o organismo. Os produtos são vendidos via e-commerce pelo site e perfil no instagram. Desde a fundação, a proprietária vem trabalhando na marca, gerando mais credibilidade para o negócio.
Sobre os planos para 2025, ela enxerga o novo ano como uma oportunidade para inspirar outras pessoas e lançar produtos novos.
“Nosso planejamento são novos lançamentos até o final do primeiro semestre! Nosso propósito é levar produtos de altíssima qualidade, com inovações tecnológicas e com o custo benefício, para que todos possam conhecer o que são os nutracêuticos, de uma forma justa”, comenta.
Queren associa o sucesso nas vendas com a experiência no setor B2B (empresa para empresa), como parte da preparação na consolidação de sua marca.
“Essa foi a ponte que eu precisava para entender: como? quanto? onde? para quê? investir e ter retorno financeiro. Minha empresa ainda é um bebê no mercado, mas um bebê vacinado e ganhando peso!”, brinca a empresária.
Além das experiências anteriores, os estudos em Gestão Comercial ampliaram o olhar mais abrangente de Queren. Com esse olhar, já identifica o tipo de profissional que precisa contratar para sua empresa se destacar ainda mais.
“Qualquer negócio é desafiador, principalmente se você é um empreendedor raiz, sem investidor por trás. Estar há tanto tempo no mercado me trouxe grandes amigos que me facilitaram o acesso aos meus lotes mínimos, mas o curso na Uninter, está me trazendo a bagagem para começar ‘certo’”, ressalta.
A busca constante pelo conhecimento
Nessa busca incessante pelo conhecimento, Queren conheceu a educação a distância (EAD), método de aprendizagem que considera “fácil e prazerosa”, destacando a didática oferecida pela Uninter, ideal na facilitação da aprendizagem.
“As aulas são de fácil entendimento, os professores carismáticos e inteligentes, e ver meu curso sendo concluído a cada nova matéria finalizada, é uma felicidade”, ressalta.
A cada nova aula que assiste, conteúdo abordado em sala de aula e nova oportunidade oferecida pelo curso, a profissional vê como uma possibilidade de aplicar algo novo na LYF. Essa busca latente pelo aprimoramento profissional ascendeu em Queren o desejo de participar do processo seletivo do intercâmbio imersivo da Uninter que pode levá-la à África do Sul.
“Ganhar essa bolsa será como mais um degrau concluído na minha jornada. Quero de fato colocar em prática todos os conhecimentos. Tenho o objetivo de entrar em uma roda de investidores, e quero estar preparada. Esse intercâmbio será um diferencial no meu currículo”, argumenta.
Com grandes planos para o futuro, Queren acredita muito no potencial de sua empresa, mesmo ainda sendo um “bebê” no mercado. A empreendedora possui estratégias sólidas, que a mantém numa constante crescente.
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - Assistente de Comunicação AcadêmicaEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal