Uninter treina equipes e elege auditores para evoluir na gestão da qualidade com o 5S
Após a experiência bem sucedida no Japão do pós-guerra, muitas organizações mundo afora vêm adotando o sistema de controle de qualidade conhecido como os 5S, ou seja, cinco regras de bom senso numa empresa (senso de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e de autodisciplina). O Programa 5S está presente no Grupo Uninter há dois anos, seja nos armários, nas gavetas ou no dia-a-dia dos colaboradores.
Para ter eficiência é fundamental para manter a padronização de processos e procedimentos de trabalho, e que todos os colaboradores assumam esse compromisso. Para isso, o primeiro treinamento de gestão da qualidade da instituição acontecerá em abril. “O [programa] 5S é o pontapé inicial, iremos começar os treinamentos. É o primeiro degrau da escada. As ferramentas da qualidade dependem do sucesso do 5S”, afirma Altair Machado, colaborador da área de Tecnologia e Informação, setor responsável pelo Programa 5S do Grupo Uninter.
“A falta de capacitação de auditores pode levar o 5S ao descrédito, não vamos deixar isso acontecer”, diz Altair. O Grupo Uninter tem auditores em cada uma de suas unidades da sede em Curitiba e quando surgirem dúvidas, existe um auditor responsável para explicar sobre o tema. E, ainda, todo setor conta um facilitador. Ele será responsável por auxiliar o auditor na implantação do programa. “O próprio treinamento para os facilitadores são os auditores que vão ministrar”, explica Altair.
Roberta Trindade coordena a área de treinamento e qualidade e trabalha na central de relacionamento com alunos e candidatos. O setor conta com aproximadamente 180 colaboradores e ela enfatiza a importância de tratar esse assunto em equipe. “Quando a gente reúne todos os auditores para compreenderem, faz toda a diferença”, diz. Roberta comenta que no departamento de relacionamento existem programas específicos para a qualidade no atendimento.
Todos ganham com a aplicação desses processos de controle de qualidade. “Fica padronizado, tudo organizado e mais fácil de trabalhar e atender os alunos e professores”, ressalta Aline Thes, técnica administrativa da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter.
Para Altair Machado, o objetivo é que o 5S seja divulgado, e cada colaborador tem de ter o conhecimento da ferramenta. “Nós tivemos as orientações para fazer o treinamento com os facilitadores, somos uma equipe só. Quando você reúne todo mundo para o mesmo objetivo, difundir a ideia para os outros colaboradores, ela se torna mais forte. O 5S é um programa inclusive para vida. Ele aborda a disciplina e a organização, e ajuda a entender até mesmo a questão do meio ambiente. É uma visão que eu não tinha quando comecei a participar do programa“, afirma Roberta.
Para facilitar o fluxo de informações sobre o programa de gestão de qualidade e a ferramenta 5S, o Grupo Uninter dispõe de auditores nos seus diversos setores. Veja aonde eles estão:
13 de Maio – Aline Thes
13 de Maio – Milena Silveira dos Santos
Araucárias – Marcia Cristina Novick Rosa
Campo Largo – Luciana Lopes Feitosa
Carlos Gomes – Elisabeth Curi
Carlos Gomes – Zeneido Rodrigues Leal
Corporativo – Altair de Barros Machado
Corporativo – Anderson Tavares
Corporativo – Andressa do Prado Cordeiro Gusso
Corporativo – Felipe Roberto Agostinho
Corporativo – Roberta Trindade
Corporativo – Vanessa Kistner Galdino
Divina – Bruna Renata Diniz Rockenbach
Divina – Claudia Regina Guimarães Jurach Kavalkieviz
Garcez – Emerson Da Silva Seixas
Garcez – Nelson Tadeu Galvão de Oliveira
Mossunguê – Adamo Augusto Iantas
Mossunguê – Carla Alexandrino Clemente De Brito
Tiradentes – Manoel Aureo Germano
Autor: Evandro Tosin - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo