Uninter promove seminário em parceira com Comitê Mulheres do Crea/PR
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação AcadêmicaIgualdade de Gênero e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Esse é o tema do Segundo Seminário do Comitê Mulheres do Crea/PR que acontece nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, no auditório do Edifício Garcez, em Curitiba, Paraná. O evento é uma parceria entre a Uninter, o Crea/PR, o Comitê Mulheres Estadual, a MÚTUA e a APROGEO e será na modalidade híbrida, com abertura e palestras presenciais no dia 30 e encerramento e palestras on-line no dia 31.
O início será às 18h30, com a presença da diretora da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas, Dinamara Pereira Machado, da coordenadora do Comitê Mulheres do Crea/PR, Adriana Baumel, e da coordenadora do Comitê Mulheres da Regional Curitiba – CREA/PR, Renata Adriana Garbossa Silva.
De acordo com a coordenadora, Renata Adriana Garbossa Silva, será uma oportunidade para debater temas relevantes com profissionais vinculadas ao Crea e que possuem uma longa trajetória na vida pública ou privada. O grande destaque é a convergência dos assuntos escolhidos com o tema do evento. “Veja que a temática foi baseada no Objetivo 11 do Desenvolvimento Sustentável que nos mostra a necessidade de tornar as cidades e comunidades sustentáveis, e, todas as nossas convidadas possuem vasta experiência no urbano, nas cidades, bem como na formação de futuros profissionais que possam fazer a diferença em seus campos de atuação”.
Sobre a importância do Comitê Mulheres do Crea/PR, Renata afirma que promove o fortalecimento da participação das mulheres nos diversos espaços e, ao mesmo tempo, incentiva as estudantes de graduação para que estejam vinculadas ao Conselho e conheçam o trabalho que é realizado pelo Comitê das Mulheres em todas as regionais do Estado do Paraná.
“Importante destacar que temos um Comitê Estadual sob a coordenação da agrônoma Adriana Baumel, bem como, os Comitês regionais de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa”, finaliza.
Confira a programação completa:
30 de outubro (presencial), a partir das 18h30:
-Abertura às 18h30
Palestra: Conquistas e desafios da participação da mulher na política
Palestrante: Leila Klenk- Agrônoma e coordenadora geral do Escritório Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Familiar
Palestra: A contribuição na formação de engenheiros químicos e atuação no Crea-PR
Palestrante: Mila Aguiar – Engenheira química e professora
31 de outubro (on-line pelas redes sociais da ESEHL e Geociências), a partir das 18h30:
Palestra: A mulher e o direito à cidade: desafios e perspectivas
Palestrante: Regina de Toni – Engenheira Civil.
Palestra: Desafios das mulheres para fazer ciência
Palestrante: Josenilda do Nascimento Lonardelli – Geóloga.
Será fornecido um certificado de participação de 4 horas por dia de evento. As inscrições estão abertas para as modalidades presencial e on-line.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski