UNINTER promove palestra sobre a audiência nos veículos de comunicação
“A busca pela audiência é sensacionalista”, afirma o jornalista Maurício Cavalcanti, que esteve no dia 16 de outubro no Centro Universitário UNINTER para apresentar aos alunos de Comunicação Social o Seminário Audiência nos Veículos de Comunicação.
Para Cavalcanti, a audiência nivela a produção dos programas de televisão “por baixo”, pois gera uma incansável busca pelo imediatismo e pelo furo da notícia. Algo que para ele, pode fazer com que o veículo de comunicação perca a credibilidade diante do público. Na opinião de Cavalcanti, o jornalista necessita de outro mecanismo para medir a audiência na televisão. “Os jornais precisam perceber que o imediatismo está com a Internet”, afirmou.
Tanto a televisão, quanto o jornal, segundo o comunicador, precisam ter um conteúdo de qualidade e investir e produzir o novo. Maurício Cavalcanti ainda deixou algumas dicas profissionais aos futuros jornalistas: temos que amar aquilo que estamos fazendo; ter fluência em outro idioma, pois é importante para a carreira; temos que conhecer tudo sobre o meio em que vivemos e a missão do jornalista é fiscalizar a justiça.
A aluna de Jornalismo, Tatiane Varela, disse que se surpreendeu com os dados sensacionalistas que Cavalcanti citou. “Não esperava que tantas emissoras definissem sua programação somente pelo Ibope, acreditava que houvesse outros valores que fossem importantes na hora de considerar o formato de uma programação”, comentou.
Foi uma palestra incrível!