UNINTER promove II Comitê de Inclusão de Pessoas com Deficiência
Miriã Calistro – Estagiária Jornalismo
Com o intuito de promover a troca de ideias sobre o processo de inclusão de pessoas com deficiência (PCD), o Grupo UNINTER, em parceria com a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), promoveu na última sexta-feira (10), o II Comitê de Inclusão de Pessoas com Deficiência. O encontro foi destinado a gestores que tenham PCDs trabalhando em suas equipes.
Desde dezembro de 2014, a UNINTER tornou-se empresa mantenedora da Unilehu, organização do terceiro setor que tem como objetivo principal realizar a inclusão social das pessoas com deficiência no mundo do trabalho. “A UNINTER vem atuando fortemente com a questão da inclusão, com palestras de sensibilização e comitês com os colaboradores e gestores, sempre com o nosso apoio’’, explica Thaís Soares, psicóloga da Unilehu.
Para Ana Paula Frizzo, Gerente de Recursos Humanos da UNINTER, a importância desses comitês é a troca de experiências entre os gestores. ‘’O comitê foi criado para que todos os líderes que possuem em suas esquipes pessoas com deficiência possam trazer as suas dúvidas e dificuldades, podendo melhorar cada vez mais o tratamento e a comunicação com esses colaboradores’’, comenta.
A palestra foi ministrada por Thaís, que falou sobre os tipos de deficiência, as limitações que essas pessoas podem ter e, consequentemente, as situações de desvantagens pelas quais possam passar. Durante o evento, também foi realizada uma dinâmica com a participação de duas gestoras, simulando que uma delas tivesse uma deficiência física.
“Participar deste exercício foi bem especial e emocionante. Colocar-se no lugar das pessoas com deficiência faz a gente repensar muitas coisas e enxergar as dificuldades que eles passam diariamente”, finaliza Bianca Santos, Engenheira do Trabalho.
Edição: Marjorie Gomes