Uninter participa da implantação do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos (PR)
O Caminho de Santiago de Dois Vizinhos (PR) será um novo ponto turístico paranaense, com inauguração prevista para 25 de julho de 2025, no Dia de Santiago. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, uma rota de peregrinação internacional ao túmulo de São Tiago, o trajeto de Dois Vizinhos, município localizado no Sudoeste do Paraná, também será uma opção de turismo religioso com o objetivo de proporcionar uma experiência semelhante, em uma oportunidade de renovação da fé com a caminhada no entorno da cidade.
O trajeto iniciará e terminará na Igreja Matriz Santo Antônio, atravessando paisagens lindas em um percurso total de 168 quilômetros, entre o trecho urbano e rural, passando por 30 comunidades rurais da região. Além dos trechos naturais, o trajeto terá uma nova igreja de pedra, chamada de Capela de Santiago, que começou a ser construída há uma semana e promete ser uma das principais paradas do caminho.
A iniciativa da criação do novo ponto turístico é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação Caminho Brasileiro de Santiago Dois Vizinhos, que tem na direção do projeto, Sirlei Talau, gestora do Polo Uninter da cidade há 27 anos. Ela é responsável pelo trecho inicial, nomeado 1° Caminho, onde os peregrinos devem começar a sua jornada.
Com três quilômetros de extensão, esta primeira parte do caminho conta com a participação voluntária de 40 alunos da instituição. Eles estão dedicados ao trabalho de plantação das árvores, flores e frutas, contribuindo com a paisagem de recepção aos visitantes. Até o momento, já foram plantados aproximadamente 300 mudas ao todo, incluindo pés de rosas, árvores frutíferas e árvores da espécie Acácia, responsáveis por deixar a entrada do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos mais colorida e bela.
“Tudo que a gente planta é pensando no meio ambiente. A flor da Acácia é muito boa para as abelhas, o pólen dela dá o melhor mel. Além disso, ela é uma árvore bíblica!”, diz a gestora. A madeira de Acácia é conhecida por ter sido usada na construção da Arca da Aliança, citada no livro de êxodo, no antigo testamento. A escolha pela planta vai ao encontro da proposta do passeio, que é o turismo religioso.
Sirlei conta que a ação tem por objetivo integrar os alunos com a comunidade e incentivar o turismo local. Com essa estratégia, os estudantes participam do crescimento econômico da cidade, por meio da geração de empregos relacionados ao Caminho. Ao plantar mudas no ponto turístico, os estudantes contribuem com uma iniciativa que vai beneficiar toda a região. “Existe uma interação da faculdade com a sociedade, em que os alunos estão cuidando do meio ambiente e das pessoas também. Porque o Caminho envolve a questão tanto do turismo religioso, quanto da saúde, porque é um incentivo a caminhada, para os peregrinos.”, diz Sirlei.
De acordo com a gestora, o primeiro trecho do caminho, do qual ela é responsável, já está com 70% de conclusão, no prazo de nove meses antes da inauguração. Com quase 50 mil habitantes, Dois Vizinhos é referência em produção agrícola e tem nos cursos de tecnologia um ponto forte para formação profissional. Alguns deles são oferecidos pelo polo da Uninter na cidade, que hoje conta com 850 alunos, com expectativa de chegar a 2 mil no próximo ano.
Créditos do Fotógrafo: Sirlei Talau