Uninter oficializa formatura da primeira turma da Universidade Corporativa Nestlé
Autor: Poliana Almeida - Estagiária de JornalismoA Uninter realizou nesta quinta-feira (18.mar.2021) a colação de grau da primeira turma da Universidade Corporativa Nestlé, uma parceria da empresa com a instituição referência nacional em educação a distância. A formatura dos 14 alunos da pós-graduação em Logística e Supply Chain aconteceu por meio de vídeo-chamada.
O reitor da Uninter, Benhur Gaio, presidiu a sessão de outorga de grau e destacou a importância da parceria. “Essa oportunidade que vocês tivera, e certamente aproveitaram, a partir da parceria da Universidade Corporativa Nestlé com a Uninter, é uma iniciativa muito rara na realidade acadêmica e empresarial do país”, pontuou o reitor.
Os pós-graduados receberam seus diplomas reconhecidos pelo MEC, com validade em todo o território nacional. Desta forma, o ensino in company mescla a expertise de ensino da Uninter ao conhecimento da Nestlé na área dos cursos oferecidos, explorando toda a inteligência e visão global do negócio.
Os 14 colaboradores da Nestlé aprovados na seleção deram início ao curso em março de 2020, no início da pandemia. A iniciativa deu tão certo que o pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Uninter, Nelson Pereira Castanheira, garantiu: “estamos desenhando o curso de indústria 4.0 solicitado pelos alunos”.
Também participaram do evento a coordenadora do curso de pós-graduação de Logística e Supply Chain, Caroline Vieira de Macedo Brasil, o diretor da Escola de Gestão Comunicação e Negócios da Uninter, Elton Ivan Schneider, a gestora do polo da Uninter em Piracicaba (SP), Luciana Lucas Pinheiro de Lima, o vice-presidente e head de supply chain da Nestlé, Marcelo Nascimento, e o professor da universidade corporativa Murilo Abraão.
O vice-presidente da Nestlé disse estar orgulhoso da iniciativa. Além de ser uma oportunidade de aprendizado para a equipe, a experiência concretizou a primeira universidade brasileira no modelo corporativo. Marcelo complementou dizendo que a parceria acaba “ajudando a construir uma Nestlé melhor para daqui a 100 anos”. Ele acrescentou ainda que com essa certificação, a missão dos alunos não muda: continuar encantando os consumidores da Nestlé.
Canudo entregue em casa
Apesar da distância, os formandos receberam em casa uma caixa surpresa. Ao abri-la, viram o tão sonhado diploma. Os formandos foram convidados para receber as felicitações um por um durante a vídeo-chamada. A emoção foi traduzida nas palavras dos oradores da turma: Jonathan Silva e Taís Kamakura.
Taís contou sobre o processo de aprendizagem até chegar à conclusão do curso. O primeiro desafio foi passar na seleção, que envolveu uma prova de cerca de quatro horas de duração.
Além das aulas realizadas pela plataforma Teams, os estudantes tiveram “experiências práticas com os multiplicadores”, conta. E o Trabalho de Conclusão de Curso foi apresentado aos executivos da Nestlé, no modelo shark tank – programa televisivo em que uma pessoa apresenta uma ideia de trabalho para os “tubarões”, que irão decidir se vão investir ou não no projeto.
A oradora de turma ainda fez um agradecimento especial. “Agradeço aos multiplicadores e ao curso único e diferenciado, bem como aos membros da Uninter que deram suporte mesmo de longe para as aulas e a escrita do TCC”, complementa.
Jonathan relembrou que o estudo está presente em diversas fases da nossa vida. Entretanto, por mais que as dificuldades aparecessem, sempre tiveram uma figura muito especial por perto. “Hoje essa figura é a Nestlé”, revelou.
Por fim, o reitor pediu para que os alunos comemorassem, mesmo que à distância, “porque vocês realizaram um feito extraordinário!”. E garantiu que a união entre Uninter e Nestlé permanecerá.
Os formandos
Alexandre Zuma, Divaine Muller, Henrique Zanon, Isabela Figueiredo, Johathan Silva, Larissa de Souza, Lucas Galli, Luciana Lajut, Luiz Oliveira, Maria Rocha, Naiara Bianchetti, Rafael Gludice, Taís Kamakura, Victor Hugo.
Autor: Poliana Almeida - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução