UNINTER oferta curso de Língua Portuguesa para Surdos
Pessoas com deficiência auditiva, e a comunidade em geral, poderão participar de um curso de Língua Portuguesa Básica, que será realizado no campus Tiradentes, em Curitiba (PR).
O curso é uma iniciativa do Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais especiais (SIANNE), do Centro Universitário UNINTER e, segundo sua coordenadora, Leomar Marchesini, a língua portuguesa é a segunda língua aprendida pelo deficiente auditivo. A língua dos sinais é a língua nativa dos surdos e, com o objetivo de capacitar as pessoas surdas para o uso correto da segunda língua, no caso, o português do Brasil, em sua comunicação escrita, surgiu a necessidade de ofertar o curso. A coordenadora explica, ainda, que a maioria dos alunos recepcionados na instituição, vem de uma época em que não havia o intérprete de Língua Brasileia de Sinais (LIBRAS). E que essa linguagem só foi adotada no Brasil em 2002, pela Lei nº 10.436. Sendo assim, “é preciso ressaltar as diferenças de estrutura gramatical entre as línguas portuguesa e a de sinais”, afirma Leomar Marchesini.
Conforme a coordenação do curso, na primeira etapa serão abordados conteúdos de nível básico e, em sequência, serão ofertados os cursos de nível médio e avançado para os alunos que tiverem interesse. Para a coordenadora, a escrita básica já beneficiará as pessoas surdas, na comunicação e na leitura, com o entendimento da escrita.
Serviço
Local: Campus Tiradentes;
Data: aos sábados, a partir de 15 de março;
Horário: das 8h às 12h;
Valor: R$ 50,00 (cinquenta reais);
Inscrições: pelo site uninter.com/extensao
Fone: 2102-3372
boa tarde !
ola
prazer conhece
quero aprender precisa curso português