Uninter lança programa Mente Saudável em parceria com Unimed
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de JornalismoDando encerramento ao circuito de palestras do Janeiro Branco, mês dedicado ao cuidado com a saúde mental e emocional, a palestra do dia 29.jan.2021 contou com a presença do psicólogo e coordenador do Centro de Atendimento Psicopedagógico (CAP) da Uninter, Ivo Carraro, que recebeu a médica do trabalho Eline Terezinha Troian, e a psicóloga Carine Pacheco Padovan. O evento foi transmitido ao vivo pelo Ava Univirtus, portal educacional da Uninter.
Segundo Carraro, desde o início da humanidade os indivíduos lutam para conquistar o planeta e vencer seus desafios, tendo de decidir entre a reação de fuga ou luta. Esta dinâmica está intimamente ligada à ansiedade, algo que nosso cérebro transferiu de geração em geração, até alcançar os dias de hoje.
Ao longo de nossas vidas, todas as nossas experiências, sendo sensoriais ou não, são mediadas por diversas áreas de nosso cérebro em conjunto, que irão gerar uma emoção e consequentemente uma lembrança daquele momento vivido, podendo ser boa ou ruim. “Pensemos o seguinte: em nossas casas, para termos acesso aos outros cômodos, precisamos entrar pela porta da sala. No nosso cérebro o mesmo ocorre, é preciso acessar o emocional para possibilitar o acesso a outras áreas, como o hipotálamo, por exemplo, responsável por ser o centro da ansiedade”, explica Carraro.
A partir disso é possível entender o que provoca situações de ansiedade muito alta em algumas pessoas, causando problemas de memória ou até mesmo impedindo-as de distinguir a razão da emoção. Esses casos extremos podem ser chamados também de “sequestro emocional”, pois ao nos depararmos com a falta de controle gerada pela ansiedade, todas as áreas do cérebro são afetadas e levadas ao limite, de certa forma “roubando” nossas emoções.
“Voltando ao exemplo de nossos ancestrais, quando vejo um predador, o que antes era ansiedade se torna medo de ser atacado, e uma situação de ataque gera o estresse propriamente dito e aciona um alerta de que algo não está certo”, exemplifica.
Programa Mente Saudável
Em um segundo momento da palestra, a médica do trabalho Eline Terezinha Troian apresentou o programa Mente Saudável, fruto de uma parceria entre a Uninter e a Unimed, que busca oferecer um cuidado especial à saúde emocional dos colaboradores da empresa. O programa conta com profissionais da área da saúde e psicologia que estarão disponíveis para atendimento e tratamento especializado, totalmente gratuito, incluindo chat personalizado através do WhatsApp.
Para explicar melhor sobre os objetivos do projeto, foi convidada a psicóloga da Unimed Carine Pacheco Padovan. Segundo ela, o programa prevê ações como treinamento de profissionais da comunidade em relação a aspectos básicos de saúde mental, pesquisas e testes online, bem como materiais educativos versando sobre o tema.
Eline relembra que “esse processo muda o plano de ações para nossa saúde mental, pois ao invés de liberar guias e esperar o encaminhamento da saúde, o paciente tem acesso direto aos psicólogos e uma melhor aproximação, visando seu bem-estar”.
Ao todo, este atendimento inicial prevê 6 encontros. Caso o paciente precise de um acompanhamento maior, será encaminhado direto para a rede de saúde, dinamizando o processo. “Para os gestores e líderes de equipe, também serão destinados 3 workshops, a fim de trazer um panorama geral e orientar sobre ações a serem tomadas, caso ocorra a percepção de algum sintoma de ansiedade, depressão ou estresse em seu colaborador, por exemplo”, esclarece a psicóloga.
A palestra continua disponível no AVA, na aba “Ao vivo”, sob o título “Encerramento do Janeiro Branco”.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Muito bom
é preciso refletir sempre
Bons esclarecimentos
ótimo material