Uninter lança novos cursos de pós-graduação em comunicação

Autor: Poliana Almeida – Estagiária de Jornalismo

Hands holding microphones, press conference vector. Concept media press, reporter with dictaphone illustration

pós-graduação da Uninter está com novidades. No mês de junho, os alunos poderão escolher entre mais duas opções de cursos na área da comunicação: Jornalismo em Base de Dados e Negócios em Jornalismo Regional.

O coordenador da área, professor Clóvis Teixeira Filho, comenta que a abertura desses novos cursos está atrelada a uma tendência de mercado. “Temos visto um crescimento da importância da comunicação como instituição. Com isso, vemos uma maior necessidade de competências comunicacionais nas mais diversas áreas. Assim, é importante ampliar o leque de cursos para preencher lacunas previstas com o crescimento da área do digital”, explica.

Além do aumento da interação de comunicadores com as diversas tecnologias, Clóvis percebeu que muitos alunos da graduação a distância já desenvolviam empreendimentos regionais ou atuavam em algum veículo local. “Estes cursos surgem com a proposta de capacitar esses nossos alunos, além de entendermos que as micro e pequenas empresas são as que mais proporcionam trabalho no Brasil, e de maior volume. Assim, isso acaba reforçando a importância desses novos cursos”, complementa o coordenador.

Outra mudança significava dos cursos de pós-graduação em comunicação é a troca de nomenclaturas. O antigo curso de Gestão de Empresas de Radiodifusão passa a ser chamado de Gestão em Rádio e Mídias Audiovisuais, pensando justamente em abranger essa presença digital nas empresas radiofônicas.

É importante reforçar que as aulas dos cursos de pós-graduação começam no dia 05 de julho, mas as inscrições já estão disponíveis no site. Os alunos poderão escolher entre as seguintes opções (clique no nome do curso para mais detalhes):

Como são criados novos cursos?

O processo de abertura de um novo curso em pós-graduação não é simples. O pró-reitor da pós-graduação, Nelson Castanheira, conta que a proposta de um lançamento parte, normalmente, da coordenação e/ou da tutoria da área.

“A ideia do lançamento pode ter várias origens: solicitação feita pelo gestor de um polo Uninter, percepção da coordenação e da tutoria da área que uma nova demanda está chegando ao mercado, pesquisa realizada na internet, identificação da procura por profissionais no Linkedin, entre outras. A Uninter, entretanto, procura ser pioneira no lançamento de um curso, evitando sempre que possível lançar um curso que a concorrência já tenha no mercado”, exemplifica Castanheira.

Mas uma ideia boa não basta. É necessário saber se ela é economicamente viável. E é neste momento que a equipe de Marketing da Uninter entra em ação. Eles são os responsáveis por realizar uma pesquisa de mercado para diagnosticar se o devido curso terá demanda suficiente, afim de justificar o investimento.

Depois de aprovado, o curso tem a grade curricular pensada para tratar de temas atuais de cada profissão, bem como para ser voltada à atuação no mercado de trabalho. E é essa preocupação  “que tem garantido o sucesso dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário Uninter”, finaliza o pró-reitor.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Poliana Almeida – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Freepik


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *