Uninter investe em inovação tecnológica para fortalecer a Educação a Distância no Brasil
Autor: Assessoria de imprensaA Uninter, reconhecida como uma das principais referências em Educação a Distância (EAD) no Brasil, está participando do 29º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), que ocorre em Brasília até 18 de setembro de 2024.
Organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o evento tem como tema “Qualidade e Excelência na Educação a Distância”, com o objetivo de promover discussões e deliberações sobre o futuro da EAD e suas novas fronteiras tecnológicas.
Um dos principais pilares do Centro Universitário é o seu compromisso em encurtar as distâncias físicas por meio da tecnologia. Hoje, a instituição alcança alunos em lugares tão diversos quanto a Ilha do Marajó, no Pará, e a cidade de Afuá, no Pará, passando por grandes metrópoles como São Paulo e até por polos internacionais, como Estados Unidos e Japão. Esse alcance global demonstra como a Uninter tem conseguido superar as barreiras geográficas e oferecer uma educação de qualidade em qualquer lugar onde o aluno queira ou possa estudar.
“O Congresso da ABED é uma vitrine internacional. Muitos expositores estão levando para os visitantes, faculdades, universidades, centros universitários, alunos, professores, comunidade em geral o que há de mais moderno para o processo de ensino e aprendizagem na educação a distância”, analisa o pró-reitor da Uninter, professor Rodrigo Berté.
Realidade Virtual
A Uninter participa em dois momentos do evento. Para a feira, trouxe um estande interativo em que os visitantes poderão vivenciar de perto a inovação e a tecnologia que estão moldando o futuro da EAD. O espaço conta com múltiplas atrações, incluindo um boneco humanizado que simula reações a estímulos, como no momento de uma aplicação de injeção, representando o que há de mais moderno nos cursos da área da saúde oferecidos pela instituição.
Além disso, os visitantes têm a oportunidade de explorar uma parede interativa que exibe a cronologia de evolução da Uninter na oferta de EAD, como pioneira no método de ensino no Brasil, permitindo uma compreensão mais profunda do legado da instituição na educação brasileira.
Outro destaque do estande será a experiência de realidade virtual, que permite aos participantes explorarem ambientes educacionais imersivos. Com a utilização de óculos de realidade virtual, os visitantes poderão ver de perto como a Uninter está transformando a forma de ensinar e aprender, especialmente em áreas como a saúde.
Essas inovações não apenas criam um ambiente de aprendizado mais dinâmico, mas também colocam a Uninter na vanguarda das instituições da educação a distância no Brasil.
A Uninter também participará das palestras durante o Congresso. O professor Rodrigo Berté contribuirá para o debate com a palestra “Da Educação do Passado fez-se o Presente, e do Presente construiremos o Futuro da Educação Superior no Brasil”, que será apresentada no dia 17 de setembro.
O impacto da EAD na formação profissional no Brasil
A oferta de cursos EAD cresceu mais de 700% nos últimos 10 anos, segundo Censo da Educação Superior do MEC, divulgado no ano passado. O número de polos de EAD cresceu quase 11% entre 2023 e 2024, ultrapassando 51 mil. O crescimento da educação a distância no Brasil reflete um movimento global de democratização do ensino superior. Cada vez mais, estudantes buscam por flexibilidade e qualidade.
A Uninter, ao longo dos anos, tem sido uma das grandes protagonistas desse movimento, promovendo o acesso à educação de qualidade a milhares de alunos em todo o país. A instituição tem se destacado principalmente na formação de profissionais que atuam em áreas de grande demanda no mercado, como saúde, tecnologia e administração.
Recentemente, a Uninter investiu fortemente na criação de superpolos regionais, onde os alunos podem realizar atividades práticas supervisionadas, enquanto a parte teórica é conduzida remotamente. “Essa abordagem híbrida tem sido fundamental para que a instituição consiga atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de cada curso, garantindo que os alunos saiam preparados tanto do ponto de vista técnico quanto prático”, afirma o professor Berté.
O foco da Uninter na personalização do ensino é outro ponto que merece destaque. A instituição utiliza tecnologias que permitem a adaptação dos cursos com base nos perfis e nas necessidades de cada aluno, promovendo uma experiência de aprendizado mais eficiente e personalizada. Essa abordagem não só aumenta o engajamento dos estudantes, como também melhora os resultados acadêmicos, garantindo uma formação mais completa e alinhada às demandas do mercado de trabalho.
Expectativas da Uninter para o CIAED 2024 e as tendências da EaD
“Esperamos que o evento seja uma oportunidade valiosa para fortalecer o mercado de educação a distância, além de ser um espaço para a troca de experiências e o estabelecimento de novas parcerias. Para a Uninter, a participação no congresso representa não apenas uma chance de mostrar suas inovações, mas também de aprender com outras instituições e profissionais do setor”, finaliza o pró-reitor da Uninter.
Autor: Assessoria de imprensa