Uninter integra Cátedras Unesco e debate as cidades educadoras em IV Maratona de Pós-graduação

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

A Uninter é oficialmente uma instituição membro da Cátedra Unesco: A cidade que educa e transforma, junto com mais 11 instituições de ensino superior do Brasil, de Portugal e Guiné-Bissau. Um dos principais objetivos é promover atividades na área de cidades educadoras e a divulgação de conhecimentos, com envolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

O documento de integração ao projeto foi apresentado pelo reitor da Uninter, Benhur Gaio, o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Nelson Castanheira, e o coordenador de cursos de pós-graduação Alceli Ribeiro durante o programa Conversa com o Reitor, transmitido pela Rádio Uninter em 14 de abril de 2023.

Ribeiro afirma que o registro revela o compromisso em dois aspectos. Primeiro, na internacionalização que extrapola a área de atuação, buscando parcerias e relações com instituições nacionais e internacionais. Segundo, no comprometimento com a territorialidade, ou seja, na atuação com a cidade a partir dos projetos e ações.

O reitor salienta o impacto ampliado por cursos na modalidade a distância, por meio das ações realizadas nos polos de apoio presencial e as ações que os estudantes desenvolvem na localidade onde vivem e contribuem para a evolução do município. Por isso, a IV Maratona da Pós-graduação, sobre Cidades que educam e transformam, se insere nesta perspectiva.

Neste sábado, 15 de abril, profissionais especialistas debatem das 8h às 20h sobre os mais diversos temas que contribuem para a discussão. As lives serão transmitidas pelo canal do YouTube do Grupo Uninter.

Castanheira revela que a palestra de abertura será realizada pelo vice-prefeito de Curitiba (PR), Eduardo Pimentel. A capital paranaense integra as cidades educadoras registradas na Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) e, em 2024, deve receber diversos países para o Congresso Internacional das Cidades Educadoras, quando a AICE completa 30 anos desde sua oficialização, em 1994.

“O tema é muito rico e tem chamado atenção, justamente por essa interseção que existe entre as instituições de ensino e a cidade. Como a instituição de ensino passa não apenas a ser uma instituição pertencente dentro de uma cidade, mas como contribui nesse processo de desenvolvimento da cidade, nessa intersecção com os cidadãos, com seus alunos, com a municipalidade e gestão da cidade. A gente tem muito a falar sobre essa grande bandeira de cidades que educam a transformam”, finaliza Ribeiro, que faz parte da comissão organizadora do evento, junto com as professoras Edna Chimenes, Elenita Oliveira e Relly Amaral.

O evento abrange comunidade interna e externa e oferece certificado de 12 horas, mediante avaliação. Interessados podem se inscrever e conferir a programação completa por meio deste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *