Uninter firma parceria com a Cambridge University Press
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de JornalismoSempre em busca de promover o melhor ensino e qualificação para os futuros profissionais, a Uninter firmou uma parceria com a Cambridge University Press, editora da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. As instituições selaram acordo há cerca de dois meses, para o uso de materiais digitais e físicos na graduação de Letras-Inglês e em um curso livre de língua inglesa, que serão lançados pelo centro universitário entre este e o próximo ano, dentro da nova Escola Superior de Línguas (ESLI).
A professora Thereza Cristina Souza Lima, coordenadora da nova graduação, diz que está “muito feliz com a escolha” da instituição parceira, que possui seriedade e atualização constante. “Eu já estive lá e é uma coisa gigantesca. O mundo inteiro estuda com os livros da editora Cambridge, então tem uma reputação no mercado muito grande e muito, muito boa”, salienta.
O material selecionado para a utilização nos cursos se chama Evolve, que significa “evoluir”, e é do final de 2019 e começo de 2020. Todo o conteúdo foi pensado para a educação à distância e também nas quatro habilidades que os estudantes devem desenvolver até o final do curso: leitura, compreensão auditiva, escrita e oralidade. Além de seguir a Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), tabela que aponta os níveis de inglês dos alunos, desde o A1, nível mais baixo, até o C2, de quem tem total proficiência.
“É um material colorido, muito bonito. Tem games, momentos que pode gravar voz, pode ser baixado no computador. O material acompanha o livro e um extra practice, com uma série de atividades que devem ser feitas juntas com cada unidade. Vai haver várias sugestões de como você pode fixar e até aprofundar os conhecimentos que adquiriu na aula, por meio de jogos, exercícios, compreensão de texto, compreensão auditiva. Abrange as habilidades de uma maneira bem interessante”, complementa a coordenadora.
Com atuação há mais de 40 anos na área de língua inglesa, nos setores público e privado, do ensino fundamental ao ensino superior, Thereza Cristina afirma que “é um material excepcional”. Os estudantes terão acesso livre ao Cambridge One, plataforma onde o conteúdo fica disponibilizado, e um dos fatores significativos para a escolha é que existe a possibilidade de voltar aos níveis anteriores para consultas e estudo mais aprofundado.
“Por ela, vão ser feitos exercícios, podemos fazer estudos de caso, portfólio. E as avaliações vão ser feitas no AVA normalmente, como toda disciplina da Uninter”, explica.
Os estudantes finalizam a graduação de Letras-Inglês no nível intermediário, com as quatro habilidades necessárias para a comunicação, e podem dar sequência aos estudos avançados no curso livre de inglês, que será ofertado tanto para alunos quanto para a comunidade externa.
Além dos conteúdos disponibilizados, a editora ofertou três workshops para os professores que vão ministrar as disciplinas na Uninter, com consultores que auxiliaram no melhor manuseio e entendimento do material. Um de forma presencial, no campus Garcez, em Curitiba (PR), e outros dois de forma remota.
“Foi bem interessante. Quando começou a parceria, eu pedi à editora que nos enviasse livros grátis do material selecionado para nós podermos manusear e ter acesso, analisar mais efetivamente. Eles nos enviaram, eu fiz uma reunião presencial com a minha tutora, nós esmiuçamos o livro, aprovamos, achamos muito bom. A gente já tinha manuseado, mas apesar disso, a Cambridge fez um workshop presencial para a gente poder conversar. Nós fizemos uma tarde inteira, nos ajudou bastante. Está bem adiantado, acredito que em setembro nós consigamos colocar o curso no site e no vestibular”, finaliza Thereza Cristina.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Estou muito feliz de ver uma publicação assim como essa.sera possível de fazer intercâmbio daqui do Brasil pra fora como aluno da Uninter agora por favor?
Vcs contratam pessoas para trabalhar lá na Cambridge?
Como o texto explica, a pareceria está relacionada ao fornecimento de material para o ensino de língua inglesa.
Muito contente com essa notícia.
Será que posso esperar uma graduação letras-inglês ainda nesse ano de 2021 ?
Sim. Curso será lançado em agosto.
Uhuuuu!!! Que notícia boa! Serei aluno dessa primeira turma!
Será que o curso sai nesse mês de Agosto? =)
Sim. As inscrições começam na segunda quinzena de agosto e o curso em setembro.
Show! Valeu mais uma vez!
Excelente notícia!
Vcs estão de parabéns ❤️