Uninter e Embaixada do Brasil em Washington promovem debate sobre educação pós-pandemia
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de JornalismoComo será a educação no período pós-pandêmico? Estudiosos e profissionais da área começam a se debruçar sobre esta questão, construindo cenários e avaliando os impactos do longo período de isolamento social que marcou este ano. Para discutir sobre o assunto, a Embaixada do Brasil em Washington (EUA), em parceria com a Uninter, realizará o webinar Brain Bridges, centrado no tema A educação da era pós-pandemia: o papel da diáspora brasileira da ciência, tecnologia e inovação. O evento será transmitido ao vivo através do canal Embassy of Brazil in Washington D.C, na próxima segunda-feira, 16 de novembro, às 19 horas de Brasília.
A convite do embaixador Nestor Forster Jr., o reitor da Uninter, Benhur Gaio, será um dos palestrantes do evento, junto com outros especialistas da área educacional. De acordo com Benhur, existem muitos brasileiros radicados nos Estados Unidos que se enquadram na categoria da ‘diáspora’ – um evento caracterizado pela dispersão em massa de indivíduos de uma determinada população. Eles ocupam papeis relevantes nas áreas científica, econômica e de educação. Esses profissionais se preocupam com a realidade brasileira, por isso o foco específico em brain bridges, ou seja, “pontes cerebrais”.
“Eu participarei fazendo uma apresentação sobre o cenário brasileiro atual em relação à educação superior, abrindo oportunidades para que estas pessoas que estão no exterior possam, de alguma forma, contribuir no período pós-pandêmico em relação ao covid-19”, conta o reitor.
Além de Benhur e Forster, estarão presentes no debate Wagner Vilas Boas, secretário de Educação Superior do Ministério de Educação (MEC); Duilia de Mello, vice-reitora de Estratégias Globais da Universidade Católica de Washington; e Isabel Rambob, do Conselho para Colaboração Internacional da Universidade de Maryland, Baltimore. A conversa será mediada por Lauro Beltrão, conselheiro do setor econômico e de educação da embaixada brasileira.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro