Uninter desenvolve estratégia inovadora na busca por novos alunos
Autor: Assessoria de imprensaReconhecida como referência em educação a distância (EAD) no Brasil, a Uninter quer ampliar sua atuação em todo o Brasil, com um crescimento de até 20% ao final deste ano. Para isso, reuniu os gestores dos principais polos da instituição para conhecer os projetos desenvolvidos e traçar os próximos passos estratégicos.
Atualmente, a Uninter possui aproximadamente 750 polos de apoio presencial no Brasil e 15 no exterior, equipados com tecnologia para auxiliar o melhor ensino do aluno. Alguns polos da instituição têm inovado e desenvolvido iniciativas criativas para captar novos alunos e ampliar sua abrangência. É o caso dos polos EAD de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, e de Imperatriz, no Sul do Maranhão.
“Trabalhar na Uninter é trabalhar com o que há de melhor no Ensino”, comenta Sirlei Talau, Gestora do Polo de Dois Vizinhos, no Paraná. Ela criou um museu de história local com 1.600 peças da cultura paranaense, além do projeto itinerante que agrega língua portuguesa, cultura e história, através dos ditados populares, com a explicação sobre a origem e significado de frases como “Corro de burro quando foge”, que se perderam na fala das pessoas ao longo dos anos e se tornaram “Cor de burro quando foge”, por exemplo.
As iniciativas atraem escolas de toda a cidade para a visitação no polo da Uninter, que é referência nos cursos de tecnologia de Dois Vizinhos. Hoje, o polo conta com 850 alunos e, para Sirlei, a meta é ter 2000 matrículas no ano que vem.
Já o polo de Imperatriz, localizado no sul do Maranhão, encontrou nas feiras da região o caminho para apresentar a Uninter, buscar novos alunos e mostrar as possibilidades e a qualidade dos cursos EAD. Para isso, a empresária Cátia Zemf, gestora há 12 anos, inseriu a Uninter na Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), estratégia que tem se mostrado assertiva. Um exemplo disso foi o número de matrículas geradas no evento deste ano: foram mais de 20 matrículas feitas no evento. “Usamos da criatividade no estande mesmo para mostrar os cursos que ofertamos e a qualidade de ensino da instituição”, ressalta Cátia.
A estratégia principal funciona com a captação de dados de possíveis clientes, atendendo pessoas de todas as idades, especialmente alunos do 3° ano do Ensino Médio, que estão prestes a ingressar na universidade. Após o trabalho de conversa e exemplificação dos cursos da Uninter aos visitantes, a taxa de conversão desta ação é de cerca de 60%, o que ajuda no resultado de mais de 2000 alunos no Polo de Imperatriz. Para Cátia, trabalhar na Uninter simboliza a “satisfação” de acompanhar a evolução e transformação da vida profissional de uma pessoa. “Saber que estamos ajudando no ensino de alguém que está se sobressaindo, através da educação.”
Para Sirlei e Cátia, o diferencial dos polos é o atendimento personalizado. Pois, dessa forma, ainda que o modelo seja educação a distância, o estudante não está sozinho, porque recebe o acompanhamento próximo de um tutor, que o ajuda a usar as plataformas da instituição e realizar todas as atividades on-line. Além disso, os superpolos regionais da Uninter contam com a estrutura necessária para que alunos possam realizar atividades práticas supervisionadas, de forma presencial, enquanto a parte teórica é conduzida remotamente.
Atuando no mercado há 28 anos, a Uninter oferta mais de 400 cursos entre graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, técnico, extensão e profissionalizantes nas modalidades presencial e a distância (EAD). Ainda na modalidade EAD, há também outras metodologias que mesclam teoria on-line e aulas ao vivo com práticas presenciais.
Autor: Assessoria de imprensa