Uninter dá início às aulas do curso de Enfermagem
Autor: Leonardo Rodrigues e Matheus Pferl - Estagiários de JornalismoA Uninter realizou no último dia 20 de outubro o lançamento oficial do curso de Enfermagem, autorizado e aprovado com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação. Além do bacharelado, também foi apresentado o curso Técnico em Enfermagem.
Com transmissão pelos canais oficiais da instituição, nos períodos da manhã e noite, as duas opções de curso foram apresentadas à comunidade pelo diretor da Escola de Saúde, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter, Cristiano Caveião, e pela coordenadora de Enfermagem, Deisi Benedet.
“Hoje, convidamos os representantes dos hospitais que são os gerentes, superintendentes, diretores de enfermagem e o serviço de educação permanente para conhecer o curso”, disse Caveião, que é doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Durante o evento, Caveião e Deisi apresentaram os diferenciais e contaram um pouco sobre a trajetória da construção do curso. “É um curso com bastante atualidade e vai capacitar os alunos para diversas áreas de atuação, para que estejam prontos para o mercado de trabalho”, afirma Deisi.
Tanto o bacharelado quanto o curso técnico são ofertados na modalidade semipresencial. Toda a parte teórica é transmitida a distância e a parte prática é realizada em laboratórios, além de aulas em hospitais, clínicas e ambulatórios.
No último ano existe o estágio curricular, tanto na área hospitalar como na área de saúde coletiva, além da opção voltada para a gestão em serviços de saúde. Hoje, o enfermeiro faz a gestão da própria equipe e atua em outras áreas de gestão, e com isso ele já tem essa formação consolidada.
“Já temos parcerias para os alunos fazerem estágio com a Secretaria Municipal de Saúde, com alguns hospitais, como o Erasto Gaertner, e estamos fechando com outros. Não é só uma parceria para o aluno fazer o estágio durante a graduação, é uma vitrine para já existir uma aproximação com o local e ter um possível vínculo depois”, ressalta Deisi.
O profissional de enfermagem, durante a pandemia, foi ainda mais valorizado. “É bom que as pessoas procurem saber mais informações. O curso está muito bom, está com uma estrutura bem personalizada para o profissional que nós almejamos agora. Nós damos as ferramentas, mas é o aluno quem constrói o seu aprendizado. O aluno é sempre o protagonista do seu processo de aprendizagem”, conclui a coordenadora.
As aulas do Técnico em Enfermagem tiveram início no dia 25 de outubro e o curso de bacharelado, em 1º de novembro.
Autor: Leonardo Rodrigues e Matheus Pferl - Estagiários de JornalismoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin e Leonardo Rodrigues
Olá !
Quando estará disponível o curso de Psicologia ead ? Vai iniciar já no primeiro semestre de 2022 ? Será 100% online ou semipresencial ?