Uninter cria superdepartamento voltado ao acompanhamento dos alunos
Autor: Rafael Lemos - Assistente de ComunicaçãoPensado para atuar em diversas frentes e contribuir com o aprimoramento da experiência dos estudantes, o Departamento de Permanência e Atendimento Acadêmico (DPAA), foi criado com a missão de apoiar a Reitoria em ações, políticas e diretrizes voltadas ao atendimento, ao acompanhamento acadêmico e à permanência estudantil da Uninter.
Gerenciado por Helenice Ramires Jamur, o DPAA é composto por 13 setores, que buscam solucionar os desafios no percurso acadêmico dos alunos, se antecipando às demandas e propondo melhorias constantes. O foco é a continuidade dos estudantes para que haja um vínculo cada vez mais forte entre eles e a instituição, mesmo após a conclusão dos estudos, quando se tornam egressos.
Para a gestora do DPAA, Helenice Ramires Jamur, a reunião desses setores e criação dos novos geram novas possibilidades. “Cada um desses setores mantém suas funções originais, mas com novas possibilidades de integração e colaboração para aprimorar a experiência e a trajetória acadêmica dos estudantes […] Essas frentes têm como objetivo centralizar ações, orientar processos e, especialmente no caso da extensão, documentar atividades e resultados desenvolvidos pelas escolas superiores no âmbito extensionista”, destaca.
Um dos setores que integram o DPAA já cuidava da relação entre os alunos e a Uninter: a Central de Mediação Acadêmica (CMA), antes, sob a gestão da própria Helenice. Toda a estrutura da CMA integrou o novo departamento, porém se configurando em quatro frentes específicas: CMA Acolhimento e CMA Internacional (coordenados por Renata Gabriele dos Santos), CMA Fidelização (coordenado por Ronilson Adreoli Cavalcante Santana), CMA Atendimento (coordenado por Daiane Oliveira e Shayane Raphaella da Silva).
Para Renata, a CMA é uma área estratégica dentro do DPAA, com o objetivo de criar um ambiente de confiança e pertencimento, em que cada aluno se sinta valorizado e inspirado a alcançar seu máximo potencial. “Para isso, adotamos uma abordagem que vai além de atender às demandas acadêmicas, oferecendo o suporte necessário para tornar a experiência de aprendizado realmente enriquecedora. Por meio de um atendimento personalizado, cada estudante recebe orientações adaptadas à sua situação e às suas necessidades, garantindo que se sinta acolhido e bem acompanhado ao longo da trajetória”, enfatiza.
Outros setores ligados ao suporte aos estudantes passaram a fazer parte da nova estrutura: Central de Carreiras, Central de Estágios, Central de Atendimento, Central de Acompanhamento de Egressos e o Centro de Apoio Psicopedagógico. Além disso, foram criadas duas coordenações: Coordenação de Extensão Curricular e Coordenação de Ofertas Acadêmicas.
Para a coordenadora de Extensão Curricular, Rosinda Angela da Silva, o papel do setor é propor melhorias nos sistemas, atividades e operações relacionados às atividades extensionistas. Essas atividades podem ainda contribuir com a pesquisa e o ensino, pois o setor promove discussões com representantes das cinco escolas superiores e colaboradores de outros setores. “Essas discussões buscam atender às características específicas de cada escola, sem deixar de padronizar os macroprocessos, especialmente no que diz respeito ao uso do sistema AVA, às avaliações e aos registros. Esse esforço busca garantir a rastreabilidade das atividades realizadas pelos alunos e possibilitar a construção de um inventário para futuras consultas”, relata.
Também foi criada a Coordenação de Ofertas Acadêmicas, com um papel estratégico no funcionamento da Uninter, pois é responsável por organizar e supervisionar a oferta de conteúdos acadêmicos no AVA Univirtus. Para a coordenadora, Edilaine Cegan, é preciso garantir que as disciplinas sejam disponibilizadas de forma adequada para os alunos, considerando as grades curriculares, os cronogramas e as regras específicas de cada curso. “Além disso, atuo como uma ponte entre diferentes áreas, como o desenvolvimento de sistemas, a secretaria acadêmica e com as coordenações de curso. Sempre que identifico uma necessidade ou um ponto a ser ajustado, analiso as melhores soluções para otimizar processos e oferecer suporte aos professores, aos tutores, aos coordenadores e às equipes acadêmicas”, afirma.
Outro setor que passou a integrar o DPAA foi o Centro de Apoio Psicopedagógico (CAP), coordenado por Ivo Carraro. Sustentado pelas bases científicas da Neurociência e da Psicanálise, o CAP atende estudantes presenciais e online, via Teams, além de professores e colaboradores do Grupo Uninter. De acordo com Ivo, o setor foca nas relações. “O CAP atua em três áreas específicas visando formar pessoas melhores: Psicologia, visando desenvolver a inteligência intrapessoal para o autoconhecimento; Pedagogia, objetivando aprendizagem, e a formação acadêmica, com foco nas relações Interpessoais”, declara.
Olhando para 2025, o DPAA projeta perspectivas alinhadas ao objetivo estratégico de fortalecer a trajetória acadêmica dos estudantes e promover a integração entre diferentes áreas de apoio. “O DPAA planeja consolidar ações que articulem setores como CMA Acolhimento, CMA Atendimento, Central de Estágios, Central de Carreiras e Apoio Psicopedagógico. Essa integração visa oferecer um acompanhamento personalizado desde o ingresso até a conclusão do curso, com foco em identificar precocemente dificuldades e propor soluções direcionadas”, destaca Helenice.
Outra ação é o uso de base de dados analíticos em que será possível para o DPAA implementar um avanço no monitoramento, que já é feito, quanto à trajetória estudantil e evasão, utilizando indicadores para identificar riscos em tempo real e fornecendo esses dados para as escolas superiores com a mesma agilidade. “Além desses projetos, teremos ainda o lançamento do novo atendimento com IA para facilitar o atendimento e ampliar ainda mais a atuação da TERE, que é o nosso robô de atendimento atual, responsável por 75% dos atendimentos. […] São diferentes frentes que reforçam nosso compromisso em proporcionar uma experiência acadêmica completa e o objetivo de sucesso dos estudantes e egressos”, finaliza.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Divulgação DPAA