Uninter cria comitê de acessibilidade
Além do reconhecimento pelas ótimas avaliações do MEC e por ter polos espalhados por todo Brasil, a Uninter também é conhecida por ser acessível a todos. Ao longo de 2018, o Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) recebeu prêmios, participou de grandes eventos e colaborou efetivamente para a implementação do Comitê de Acessibilidade Uninter.
O comitê que é uma das exigências do Ministério da Educação (MEC). Foi implementado na instituição em outubro de 2018 e, segundo a coordenadora do SIANEE, Leomar Marchesini, significa a unificação do espírito e postura de inclusão na instituição em sua totalidade. “O comitê atuará em todas as áreas, uma vez que uma instituição inclusiva não se resume a seu núcleo de inclusão, mas está também nas condições de acessibilidade apresentadas”, disse Leomar.
Trabalhar a quebra de preconceitos e tabus de funcionários, alunos e docentes, já era algo intrínseco à atuação do SIANEE. Mas, a partir deste momento, a instituição passa a atuar de maneira ainda mais efetiva no processo de inclusão das pessoas com deficiência.
Farão parte do comitê os seguintes colaboradores: a pró-reitora Denize Carneiro de Campos, Lindsay Azambuja, Skekying Ling, Joel Ferruci, Igor Pacheco, Newton Ceccato, Milena Rutz Muller, Vanda Dias, Valéria Gonçalves, Sergio Demomi, Sidney Lara, Karin Schneider.
Autor: Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN