Uninter consolida compliance para se tornar ainda mais eficiente e transparente
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de JornalismoVocê já deve ter encontrado em algum lugar a palavra compliance. Mas sabe o que ela significa? A palavra se origina do verbo em inglês comply, que significa cumprir, estar de acordo com as regras. Desde 2019, a Uninter desenvolve um setor de Compliance dentro da instituição, visando garantir boas práticas em todos os departamentos das empresas do Grupo. Assim, a Uninter reafirma seu compromisso em transformar a vida das pessoas por meio da educação e garante a conduta ética de seus colaboradores, alunos e demais stakeholders (gestores e investidores)
O Gerente de SOX & Compliance da Uninter, Carlos Eduardo Martins de Souza, contextualizou o momento que a sociedade brasileira vive e porque é preciso ter um setor que incentive boas práticas e a ética nas empresas. “Vivemos em tempos de mudanças, onde o chamado ‘jeitinho brasileiro’ não é mais visto com bons olhos. Qualquer estratégia de crescimento sustentável precisa ter uma base íntegra e de acordo com as normas e regulações pertinentes ao mercado em que atua. Tanto os clientes como os colaboradores internos vislumbram associar seu nome a instituições idôneas, honestas e transparentes. Um programa de Compliance bem estruturado e verdadeiro valoriza a empresa em diversos aspectos”.
Carlos, que faz parte da Uninter desde fevereiro deste ano, comanda o setor e vem promovendo adequações significativas no código de conduta. Ele entende que o setor de Compliance vem promover um olhar mais atento às questões éticas. “Tudo é desafio quando se trata de uma mudança de hábito, mas o nosso maior trunfo vem sendo o comprometimento da alta administração com o programa. Começamos desde o zero. A primeira iniciativa foi revisar e distribuir o Código de Conduta da instituição. É a partir deste documento que todas as demais políticas são elaboradas. Em seguida lançamos programas de disseminação do conceito de compliance, como o Site do Setor de Compliance, o Minuto Compliance e o Café com Compliance”, explicou o gerente.
Ações em nome da ética
No site oficial do setor de Compliance é possível ler a missão, a visão e os valores da Uninter, que em nenhum momento se contrapõem às boas práticas, conforme mensagem do presidente e chanceler do Grupo Uninter, Wilson Picler. “Buscamos sempre inovar e dar aos nossos alunos os melhores materiais de apoio e a melhor infraestrutura, bem como os melhores professores e cursos, a fim de que eles saiam daqui preparados para a vida e para o sucesso profissional. Essa é nossa missão, nosso compromisso com a humanidade. E vocês, colaboradores, fornecedores e parceiros, são grandes agentes dessa transformação. Nosso Código de Conduta é como uma bússola: serve para nos orientar e nos preservar. Nosso norte, é o trabalho e o respeito”.
O boletim Minuto Compliance é enviado por e-mail a cada quinze dias para todos os colaboradores do Grupo Uninter, trazendo as últimas novidades do setor e também explicando o que é compliance. No último dia do mês, é divulgado também por e-mail o programa Café Com Compliance, no qual Carlos se reúne com colaboradores de diversas áreas para uma conversa.
“Café com Compliance é um bate papo supertranquilo onde o colaborador conta para nós se o Compliance teve algum impacto na área dele ou se ele já passou por alguma situação difícil. Qualquer colaborador pode participar, basta enviar um e-mail para [email protected]. Todos os participantes ganham uma caneca exclusiva do programa”, convida Carlos.
A recepção dos colaboradores têm sido positiva. “Devido à pandemia, o contato com os colaboradores tem sido apenas virtual; mas a alta audiência dos nossos treinamentos nos deixou bastante satisfeitos. Atingimos 83% dos colaboradores e recebemos diversas solicitações para participar dos nossos cafés”, comemora Carlos.
Recentemente, nos dias 28/09 e 01/10, aconteceram quatro sessões do Treinamento Anual de Compliance. O encontro aconteceu pelo Univirtus e tinha como objetivo fazer a divulgação do setor. Os participantes puderam tirar dúvidas e participar via chat. Os primeiros a responderem um desafio proposto no treinamento ganharam a caneca exclusiva do setor.
Educar ao invés de simplesmente punir
O Compliance da Uninter, mesmo não tolerando atitudes de má fé, não tem uma conduta punitiva, mas sim de conscientização por meio da educação. Carlos entende o momento como uma adaptação. “Para muitos de nós, Compliance ainda é uma novidade. Deste modo, a alta administração da Uninter me pediu que nesse momento de implantação, nosso foco fosse em ajudar e dar suporte aos colaboradores. Erros manuais podem e vão acontecer, mas nossa missão não é punir pessoas por isso”.
O contato do Compliance com a alta administração do Grupo é constante. “Desde minha contratação, a alta administração da Uninter deixou claro que o programa seria de verdade, e não algo ‘de prateleira’ para atender o mercado. Temos reuniões semanais onde todas as denúncias são discutidas, assim como novas iniciativas são analisadas”, comentou Carlos.
Presenciou algo que fere o código de conduta da Uninter? Sofreu assédio de alguma forma no ambiente de trabalho? Tem conhecimento de condutas inapropriadas em algum setor? Não tenha medo. O recebimento de sua denúncia será feito por uma empresa independente, a Contato Seguro. “Ter uma empresa externa gerenciando o canal nos garante independência no tratamento das denúncias. Além disso, as melhores práticas de Compliance orientam que se trabalhe com empresas terceirizadas. Quanto aos dados pessoais e sensíveis, temos contrato com a empresa Contato Seguro, que nos protege de qualquer possível vazamento de dados”.
Seja aluno ou colaborador, ao observar alguma irregularidade, você deve entrar em contato com o setor de Compliance. “Você tem 2 opções, através do 0800 800 1800 ou do Site da Contato Seguro Para Uninter. Em ambos os casos você poderá escolher se identificar ou não”, finalizou Carlos.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de JornalismoEdição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ronald Carreño/Pixabay