Única graduação no Brasil, Auditoria em Saúde da Uninter otimiza serviços médicos
Autor: Arthur Salles – Assistente de Comunicação AcadêmicaA evolução da ciência nos últimos séculos colocou a saúde como um dos principais pontos de inovação da sociedade. Cada vez se vive mais e com mais qualidade devido aos cuidados com a saúde, do nascimento aos últimos suspiros. Para que qualidade e longevidade sejam asseguradas, é necessário de auditoria que assegurem a eficiência dos serviços de saúde, tornando seus profissionais indispensáveis para o bem-estar da população.
Em 2020, a Uninter inovou ao lançar o primeiro curso de tecnologia em Auditoria em Saúde. Apesar de já existirem pós e especializações com o tema em outras instituições, este é o primeiro e único curso de graduação tecnológica no país.
Com duração de 2 anos, a formação garante uma capacitação completa para que os profissionais estejam aptos para atuar na análise de instituições de saúde públicas e privadas. É da função dos auditores em saúde avaliar a conformidade desses ambientes com o que é determinado por lei, a eficiência operacional, compatibilidade de gastos com a quantidade de atendimentos e outras questões legais.
De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o Brasil conta com mais de 340 mil serviços da área cadastrados no Ministério da Saúde. As auditorias visam melhorar a qualidade de atendimento aos pacientes, redução de custos, melhorias, otimização de processos e cumprimento de normas.
Existem quatro grandes tipos de auditoria: preventiva (identifica possíveis falhas antes do atendimento), operacional (analisa os processos desempenhados pelas instituições), de contas (balanço entre as contas com os serviços prestados) e analítica (avaliação da qualidade e consistência dos dados gerados pelo sistema).
Para conhecer mais do curso, clique neste link.
Autor: Arthur Salles – Assistente de Comunicação AcadêmicaCréditos do Fotógrafo: Yana Solodkaya/Getty Images