Uma semana disruptiva para conectar pessoas, negócios e comunicação

Autor: Nayara Rosolen - Analista de comunicação

Dia 12 de agosto de 2024, às 19h, todos os estudantes da área de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter e interessados nas áreas têm um encontro marcado. É a abertura da Semana de Gestão 2024, “Disruptivo e Conectado”, que está com as inscrições abertas para o público interno e externo.

O primeiro dia desta edição acontece de forma híbrida. Presencial, no auditório do edifício Garcez, e virtual, por meio do canal do Youtube da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN). O reitor do centro universitário, Benhur Gaio, o pró-reitor de Graduação, Extensão e Cursos Técnicos, Rodrigo Berté, e o diretor da ESGCN, Elton Schneider, recepcionam os participantes. De 13 a 16 de agosto, no entanto, o evento será transmitido em videocasts, ao vivo, no mesmo canal e horário.

“A combinação de ‘conexão’ e ‘disrupção’ é extremamente pertinente para o cenário empresarial atual, que se caracteriza por uma constante transformação e pela necessidade de construir relacionamentos sólidos”, afirma Schneider.

Mas, afinal, estamos caminhando para um formato de comunicação apenas online? O questionamento apresentado no debate do dia 13 de agosto promove uma reflexão acerca do setor no Brasil e no mundo. Já no dia seguinte, 14 de agosto, os convidados dialogam a respeito de Pessoas, no âmbito do desenvolvimento pessoal e também na gestão de equipes.

O quarto dia de palestras e atividades, 15 de agosto, é um convite para uma análise sobre Negócios nas áreas agro, da indústria, de serviço e do terceiro setor. “Em qual área o futuro está?”, provocam os profissionais.

No encerramento da semana, que acontece no dia 16 de agosto, serão apresentadas as experiências da vida profissional dos convidados, que mostram como a educação a distância tem contribuído para o desenvolvimento no mercado de trabalho. Ao longo de todo o evento, se apresentam neste ano os especialistas da área e estudantes da Uninter.

A inspiração, a motivação, o networking, o desenvolvimento de habilidades e atualização de conhecimentos são fatores que destacam a importância dos debates levantados, de acordo com o diretor Schneider. Permite que os participantes entrem em contato com novas ideias e perspectivas e pode ser a oportunidade de estabelecerem contatos com profissionais de diversas áreas. As discussões e atividades proposta buscam contribuir para o pensamento crítico, criatividade, comunicação e trabalho em equipe. Além disso, visam atualizar as últimas tendências do mercado e os principais desafios enfrentados pelas empresas.

Incomodação que desperta o desenvolvimento e conexão profissional

Esta edição acontece por meio da organização dos coordenadores de cursos da ESGCN Alexandre Correia, Cristiana Miranda, Angela Kochinski e Eliza Timm, que desejam alcançar o maior número de estudantes e, assim, agregar conhecimentos importantes na formação dos acadêmicos e todos aqueles que buscam somar para o crescimento pessoal e profissional.

“Esperamos desenvolver nos alunos o espírito da pesquisa, da incomodação, da investigação científica, neste caso, deixando bem clara a ideia de conexão, de disrupção. Na academia, buscamos sempre a inovação, o ineditismo, a novidade no sentido de pensar e construir novos conceitos de aulas, cursos, extensões e modelos que atraiam e incentivem nossos alunos a estudar, a buscar cada vez mais conhecimento e, sobretudo, de forma contínua, sem parar. Acreditamos que essas são demandas diretas de mercado”, afirma Correia.

Schneider aponta como elementos de disrupção dessa era a tecnologia com as ferramentas digitais, o pensamento crítico e a criatividade, a interdisciplinaridade e o foco em habilidades do século 21. Por isso, destaca para os profissionais a importância das conexões de diferentes formas, como por meio de networking, mentoria, projetos colaborativos, comunidades de prática e cultura organizacional. Tópicos pelos quais passam a Semana de Gestão 2024 da Uninter.

“A promoção de atividades que facilitem a interação entre alunos, professores e profissionais do mercado, como eventos, palestras, workshops e projetos em parcerias com empresas, amplia a rede de contatos dos estudantes e facilita a sua inserção no mercado de trabalho”, garante o diretor.

Os participantes poderão contabilizar uma carga horária de até 30 horas complementares, sendo oferecidas seis horas para cada dia que acompanharem. Interessados podem acessar a página oficial da extensão para fazer a inscrição na abertura e demais dias de palestras.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de comunicação
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *