Um mutirão para promover a inclusão no mercado de trabalho
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de JornalismoEm 2004 foi aprovada a lei que torna obrigatória a inclusão de pessoas com deficiência (PCDS) no mercado de trabalho. De acordo com o texto, dentro de cada empresa com mais de 100 funcionários, de 2% a 5% das vagas devem ser destinadas a estas pessoas. Entretanto, ainda existem algumas dificuldades para a efetiva inserção desses profissionais, pois o ambiente de trabalho precisa ser adaptado para que elas consigam exercer suas funções.
De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) divulgada em 2016, o país tinha 418 mil pessoas com deficiência atuando no mercado de trabalho. E foi pensando mais uma vez na inclusão dos PCDS que no dia 6 de maio o IBGPEX, braço socioambiental da Uninter, promoveu um mutirão de empregabilidade.
O evento foi realizado na Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba em parceria com a Superintendência do Emprego e Trabalho, da Fundação de Ação Social (FAS). Estiveram presentes no evento a colaboradora do IBGPEX, Débora de Oliveira Klassen, o vereador Pier Petruzziello e a gerente do programa Mobiliza, Roberta Carnasciali dos Santos.
Durante o evento, foi feita uma dinâmica com post-its colados no quadro. De um lado, os participantes descreveram dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, e do outro lado as soluções para esses problemas. Segundo Débora, este foi um evento que envolveu pessoas com vários tipos de deficiência – intelectual, visual, auditiva – em busca de colocação no mercado de trabalho. “O atendimento ainda contou com palestras e dinâmicas, e as pessoas com deficiência foram participativas”, explica.
Além disso, diversas vagas de emprego foram divulgadas no evento, e os participantes puderam se inscrever e atualizar seu cadastro no SINE (Sistema Nacional de Emprego). “Cerca de 80 pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) tiveram acesso a 386 vagas de emprego em diversas áreas”, completa Débora.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo Débora Klassen