Um estádio está lotado de estagiários
Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismoPara um estádio sediar uma partida do Campeonato Brasileiro de Futebol (Brasileirão), ele precisa comportar no mínimo 12.000 torcedores. Um estádio com essa capacidade ficaria praticamente lotado com o número de estudantes da Uninter que passaram pela central de Estágios. A partida é em busca de uma vaga no mercado de trabalho.
De 2020 até outubro de 2022, foram 10.943 estágios que tiveram a documentação analisada e validade pela Central de Estágios Uninter.
Desse número, a maior parte são estudantes de cursos de graduação EAD: foram 9983 estágios. Do presencial, 275. OS alunos de pós-graduação EAD somam mais 626. Na conta, também entram aqueles que estão cursando o Ensino Médio – EJA e alunos da UninterTech.
Por meio da Central de Estágios, os alunos da Uninter têm contato com duas modalidades: estágio obrigatório, que faz parte da grade necessária para conclusão do curso; e o estágio não-obrigatório, que depende da busca e interesse do aluno por fazer algo a mais durante seu processo de aprendizagem.
Ambos são de extrema importância para os alunos. Já que, além de preparar para o mercado de trabalho, possibilitando que o aluno tenha seu primeiro contato com a profissão, o estágio também é a oportunidade de vivenciar na prática aquilo que é visto em sala de aula.
Sem mencionar, que é a chance de o aluno já se posicionar no mercado. Afinal, ele estará levando seu conhecimento e habilidades para contribuir com a empresa.
Central de Estágios
O departamento é responsável pela análise, controle e assinatura da documentação de estágio. A equipe atualmente conta com 9 colaboradores, sendo: Coordenador administrativo; 3 Assistentes de operações acadêmicas; 4 Auxiliares administrativos; e 1 Aprendiz.
Os profissionais são responsáveis por instruir os alunos no processo de preenchimento da documentação regulamentadora, fornecer informações e sanar dúvidas. Atuando desde o recebimento ao despacho de todos os documentos que são protocolados em sistema para geração de relatórios utilizados para comprovação perante os órgãos de fiscalização.
É através deste processo a Central de Estágios mantém registros de todos os convênios firmados pela Instituição. Mantendo o controle dos estagiários através de relatórios distintos constando os dados do estagiário, dados do curso, polo de apoio presencial, instituição que concede o estágio, modalidade de estágio realizado e de relatórios de acompanhamento de atividades.
Somando os termos de ambas as modalidades de estágio, só em 2022, o setor analisou 88.425 documentos.
Atendimento
A Central de Estágios atua de duas formas: através do atendimento presencial na Unidade Garcez, ou virtual através da aba de solicitações no AVA Univirtus.
No decorrer deste ano, foram realizados 16.892 atendimentos. Segundo o coordenador administrativo do setor, Cristofer Adonis da Cruz, “da mesma forma que conversamos com os alunos pela tutoria, conversamos com o polo pela aba solicitações. Temos recebido os contatos/protocolos com dúvidas, adversidades, exceções em processos e até mesmo sugestões. Todos os contatos são respondidos de forma apropriada e as demandas atendidas”, conclui.
Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismoEdição: Larissa Drabeski