Tubarão mantém alunos de Educação Física a distância ativos com aulas virtuais

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

O distanciamento social, que vem sendo respeitado pela população brasileira para tentar limitar a disseminação do coronavírus, não significa paralisação de atividades. Pelo menos não para a Uninter. A instituição tem oferecido aos seus alunos diversas aulas, palestras e outros eventos por meio de ferramentas de videoconferência.

Polos espalhados por todo o Brasil estão trabalhando para possibilitar a convivência virtual entre suas equipes pedagógicas e os estudantes, realizando eventos que mantém os alunos engajados nas atividades de seus cursos. O polo de Tubarão (SC), por exemplo, buscou uma solução tecnológica para aproximar os alunos do curso de Educação Física: encontros virtuais com profissionais da área.

“Buscamos um olhar diferenciado, porque sabemos que muitos alunos trabalham em academias, trabalho que foi completamente interrompido por toda essa situação”, explica Alice Botega, gestora do polo. “Estamos oferecendo videoconferências com a participação especial de algum convidado, que através de um bate-papo, palestra ou conversa possa acrescentar algo para os alunos, seja uma prática, experiência ou uma inovação de mercado”, completa.

Dois encontros já foram realizados, com a presença do professor Marcos Ruiz, coordenador do curso de Educação Física da Uninter, e de Rudy José Nodari Júnior, especialista em ciência da saúde humana e fisiologia do exercício. Rudy possui mais de 50 artigos publicados, tendo analisado mais de 12 mil pessoas de 24 países diferentes em seus estudos, e apresentou o tema de dermatoglifia (estudo das impressões digitais) para os estudantes.

Thays Daglio é orientadora educacional do polo e responsável pela organização dos eventos. “Antes de estarmos em isolamento social nós realizávamos semanalmente encontros presenciais no polo como forma de fortalecer o vínculo e prestar um atendimento mais próximo e acolhedor aos nossos alunos. Bem como para oportunizar contato com profissionais das mais diversas áreas da educação física através de palestras e debates para compartilharmos experiências e conhecimento”, diz.

E foi devido ao fato de os alunos sempre valorizarem esses encontros que surgiu a ideia de oferecer essa atividade de forma virtual. “Sem dúvida está sendo um ponto forte e de grande valor para todos. São atividades assim que promovem a formação integral do acadêmico e possibilitam sua evolução e amadurecimento”, afirma Thays.

Em conjunto com os tutores dos polos de Criciúma e Sombrio, Thays teve a possibilidade de ampliar a experiência para alunos dos outros dois polos. “A interação tem sido excelente, os retornos foram muito acima de nossas expectativas! Alunos que, por morarem mais longe e ter maior dificuldade de participar de nossos encontros presenciais, participaram e interagiram conosco de maneira muito positiva”, avalia Alice.

A Uninter tem seguido o calendário acadêmico sem alterações para não prejudicar os alunos da educação a distância. A equipe do polo de Tubarão também continua trabalhando e planejando novos encontros virtuais para o próximo mês.

“Mesmo nessa crise vivida pela pandemia, nós estamos otimistas e em nenhum momento nossa equipe parou de trabalhar com garra para motivar os alunos, trazer novidades e inovações do mercado para os acadêmicos”, conclui a gestora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *