Tubarão inaugura primeiro espaço de leitura do projeto “Livros que Semeiam”

Autor: Daniela Mascarenhos - Estagiária de Jornalismo

Desde o início da pandemia tornou-se comum ver planos sendo adiados. Mas esse não foi o caso do polo da Uninter em Tubarão (SC) que, mesmo durante o período de isolamento social, conseguiu acumular uma tonelada de alimentos destinada ao Lar da Menina. A arrecadação é resultado do projeto Livros que Semeiam, que troca livros por alimentos doados.

A edição do projeto neste ano contou com o apoio de empresas, instituições do terceiro setor e escolas da região. A iniciativa teve como primeiro foco uma campanha de arrecadação de livros e, em sequência, a montagem de espaços de leitura nas instituições parceiras como forma de incentivar a prática da leitura e a troca de livros.

Ao invés de ser um obstáculo, segundo a diretora do polo de Tubarão, Liana Cargnin, a pandemia foi a grande motivação para esse projeto. Incialmente o maior motivador era a intenção de ajudar a instituição Lar da Menina, e depois a ideia evoluiu para os projetos literários: “A gente tentou unir os projetos sociais às questões que a Uninter acredita, que é a mudança de vidas através da educação”, acrescenta Liana.

Recentemente foi inaugurado o primeiro espaço de leitura fruto do projeto, na empresa Vida Cotidiana, em Tubarão (SC). O espaço foi montado no refeitório da empresa. Liana explica que o local foi escolhido porque “os colaboradores têm acesso, facilita a procura e é um grande incentivo”.

E as atividades estão a todo vapor. Para o final deste ano já está sendo preparado um evento beneficente que, segundo Liana, “Será um evento bem grande. A ideia é que esse projeto continue, sim. E a gente possa fixar o nome da Uninter a um projeto tão lindo como o incentivo à leitura em espaços onde podemos alcançar mais pessoas”.

O próximo espaço de leitura já está programado e será realizado na própria instituição Lar da Menina – mesmo destino da arrecadação de alimentos. Trata-se de uma escola de educação infantil que atende crianças em estado de vulnerabilidade social. A escola já conta com um espaço voltado para a leitura, e por isso o polo Uninter irá atuar na potencialização do local, reformando-o para torná-lo mais atrativo.

Se quiser saber mais sobre o projeto ou deixar sua contribuição literária, entre em contato através do e-mail: [email protected].

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Daniela Mascarenhos - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *