Trote solidário arrecada 1,4 mil livros em Lucas do Rio Verde
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de JornalismoO início da caminhada universitária é frequentemente marcado por uma atividade bem tradicional: o trote. Prática originada na Europa, com mais de 600 anos de tradição, passou a ser comum também nas instituições brasileiras. Uma “brincadeira” que promove a interação entre calouros e veteranos, muitas vezes esta prática aparece associada a atos violentos, demonstrando uma falta de maturidade por parte dos alunos.
Indo na contramão das brincadeiras vexatórias, o polo Uninter de Lucas do Rio Verde (MT) realizou em março deste ano o “Trote Solidário”. Buscando a integração dos alunos, o projeto também teve como objetivo arrecadar livros para uma escola da região.
Participaram da atividade estudantes de todos os cursos (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos), divididos em 11 grupos, que competiram entre si. Cada grupo precisou se organizar e elaborar estratégias para angariar o maior número de livros infantis e infanto-juvenis para a escola Estadual Luiz Carlos Ceconello.
O resultado da disputa foi divulgado no dia 19 de março com a presença da gestora da escola que recebeu as doações. A equipe vencedora angariou 403 livros e seus integrantes receberam um brinde pela vitória. No total o projeto somou mais de 1.400 livros arrecadados.
A ação teve impacto positivo em toda a comunidade, que se mobilizou para a competição, e cumpriu com o objetivo do trote, promovendo a união dos alunos. De acordo com a coordenadora do polo, Grazieli Pache Albuquerque Takahashi, a atividade foi bem movimentada em função da competição e auxiliou a fortalecer os laços entre os colegas e a instituição. No final, o trote recebeu nota dez dos próprios alunos.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Lucas do Rio Verde
Excelente iniciativa, parabéns a todos!!