Tributo à educação, escultura de Enedina Alves é eternizada em Curitiba
Autor: Barbara Carvalho – JornalistaHomenagear ícones para que seus nomes e feitos não sejam esquecidos é uma tradição refletida em esculturas por diversas cidades do Brasil. Dessa vez, a homenagem se encontra no coração da capital paranaense em frente ao emblemático Edifício Garcez, principal Campus da Uninter.
O tributo foi prestado à primeira mulher a concluir o curso de Engenharia no estado do Paraná e primeira engenheira negra do Brasil, Enedina Alves Marques, símbolo de determinação e inspiração. A escultura em bronze foi inaugurada em 15 de janeiro de 2024 e está instalada na rua XV de Novembro. A ação é uma parceria entre a Uninter, a agência OpusMúltipla e a Prefeitura de Curitiba.
“A Uninter se sente honrada em participar dessa justa homenagem à persistência e ousadia dessa curitibana que decidiu transformar sua vida por meio da educação e que está imortalizada em frente ao Edifício Garcez, a sede acadêmica da Uninter. É um forte símbolo que se alinha perfeitamente à missão da Uninter: transformar vidas por meio da educação”, declara o CEO do centro universitário, Marco Eleuterio.
A escultura, com confecção patrocinada pela Uninter e produzida pelo artista Rafael Sartori, é fruto de seis meses de pesquisa e retrata Enedina em sua essência, se tornando um símbolo da dedicação a educação. A inauguração contou com a presença de nomes da política de Curitiba, familiares de Enedina e representantes da cultura negra da cidade.
Quem foi Enedina Alves?
Curitibana, Enedina nasceu em 13 de janeiro de 1913. Formou-se em Engenharia Civil em 1945 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No ano seguinte, se tornou a auxiliar de engenharia na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas e, logo após, trabalhou para o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica, dentre outros trabalhos.
Antes da sua aposentadoria, em 1962, colaborou para diversos feitos que marcam a história do Paraná, como o Plano Hidrelétrico do Paraná, o projeto da Usina Capivari-Cachoeira no Litoral, o Colégio Estadual do Paraná e a Casa do Estudante Universitário de Curitiba.
Enedina também já recebeu homenagens da cultura pop, como em desenhos do cartunista Mauricio de Souza, e já foi destaque em um Google Doodle, unindo tecnologia e história. Além disso, seu nome ecoa por diversas ruas e instituições do estado do Paraná.
Autor: Barbara Carvalho – JornalistaEdição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen e Xandi/Wikipédia