Transfeminismo em pauta no UNINTER
Cinquenta pessoas participaram da palestra sobre Transfeminismo no auditório do Campus Garcez do Centro Universitário Internacional UNINTER. Com parceria da instituição e da Marcha das Vadias de Curitiba, o evento foi realizado no dia 14 de junho.
De acordo com Hailey Kaas, palestrante, o transfeminismo é uma corrente feminista que busca discutir questões trans, promovendo assim, a discussão sobre a identidade e o corpo. O termo trans designa da palavra transgênero, em que a identidade de gênero de uma pessoa é diferente daquelas designadas no seu nascimento. O evento permitiu aos participantes a discussão sobre temas como pluralidade de gênero, violência doméstica, violência sexual, gravidez e constituição de família, exclusão e preconceito. Mas o destaque foi o debate sobre a evasão escolar de pessoas trans, oportunidades e acesso ao mercado de trabalho.
“O debate foi extremamente produtivo, houve participação do público e saímos da faculdade satisfeitas”, avalia a aluna do UNINTER e integrante do movimento, Jussara Cardoso. A Marcha das Vadias quer promover outros temas para discussão. “Esperamos contar com a colaboração do UNINTER para mais debates, como diferença de prostituição e exploração sexual, Lei Maria da Penha e a sua aplicabilidade, legalização do aborto entre outros temas”, informa.