Tese de doutorado defendida na Uninter recebe prêmio Troféu HQ Mix
Autor: Rafael Lemos - Assistente de ComunicaçãoA Uninter esteve representada na cerimônia de premiação da 36ª edição do Troféu HQ Mix aconteceu na última quarta-feira, 11 de dezembro de 2024. O evento foi realizado no teatro Raul Cortez, do SESC 14 Bis, em São Paulo com a apresentação de Serginho Groisman e participação do DJ MZK. A premiação é uma das mais tradicionais dos quadrinhos brasileiros, criada em 1989, por João Gualberto Costa e José Alberto Lovetro, da Associação dos Cartunistas do Brasil.
Nesta edição foram avaliados mais de 600 trabalhos e obras realizadas em 2023 de 1.710 itens inscritos. O prêmio homenageou duas personalidades pioneiras na produção de quadrinhos no Brasil: Henrique Magalhães, que criou a personagem Maria, eleita patrimônio cultural imaterial da Paraíba, lançada há 50 anos; e Anita Costa Prado, roteirista de quadrinhos que participou de diversas produções na área e criou a personagem Katita em 1995, que sempre lutou por direitos e igualdade de gêneros.
Dentre os premiados, está a aluna Simone Aparecida Santos, na categoria Tese de Doutorado, com o trabalho “A aprendizagem da Matemática por meio da Produção de Histórias em Quadrinhos”. Ela é orientanda do professor titular do programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias, Rodrigo Otávio dos Santos. Simone é uma das primeiras a alcançar o título de doutora no programa da Uninter.
Durante as aulas de doutorado, Simone fez uma pesquisa bibliográfica sobre HQ no ensino de matemática, um estudo acerca de plataformas digitais para produção de histórias em quadrinhos e ensinou alunos dos anos finais do ensino fundamental a trabalhar com essas ferramentas. Ela destaca a importância do recebimento do troféu HQ Mix. “É um prêmio que reconhece e valoriza a produção de histórias em quadrinhos no Brasil. Fiquei muito feliz por minha tese ter sido escolhida”, comemora.
Para o professor Rodrigo essa premiação é muito importante, pois a aluna é a primeira orientanda dele e é o reconhecimento de um belo trabalho. “É um prêmio nacional, com comitê científico, chefiado pelo professor Waldomiro Vergueiro, e com grande expressão. É o ‘Oscar’ dos quadrinhos”, finaliza.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Simone Aparecida dos Santos e Rodrigo dos Santos