Teologia Pública é pauta de encontro da Comep

Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação

Toda segunda semana do mês, às quintas-feiras, o Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep) se reúne com líderes religiosos e a comunidade externa interessada para um café da manhã especial. No encontro de 8 de agosto de 2024, realizado na Igreja Metodista Central em Curitiba (PR), o pastor e coordenador da área de Humanidades da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL) da Uninter, Cícero Bezerra, ministrou a palestra Teologia Pública: conectando fé e comunidade.

A temática revela um papel importante da Teologia para a sociedade, em questões éticas, morais e de “caminhos para que o cidadão possa viver uma vida de plena justiça”, aponta Bezerra. O que ultrapassa o pensamento comum de que a Teologia aborda apenas tópicos de cerimônias religiosas.

“Geralmente, trata-se que vivemos um estado laico e, às vezes, há a ideia de que no estado a religião fica à parte dos principais debates da sociedade. A Teologia Pública levanta as temáticas de cidadania, injustiça social e discriminação. É muito importante trazer essa conscientização para o ambiente religioso”, explica o docente.

Após a refeição partilhada, os participantes viveram momentos musicais de adoração, comunhão e palavras de edificação. O Presidente da Comep, Bispo Cirino Ferro, define a fala de Bezerra como uma “meditação significativa”. O líder, que é pastor da Igreja Sara Nossa Terra, no Sul e no Norte do país, afirma ainda que estes conhecimentos enriquecem o ministério pastoral e apresentam luz sobre áreas que os líderes e a sociedade precisam.

“A atualização teológica é muito importante na nossa vida. Estamos sempre, não somente teologicamente, mas também trazendo informações a respeito das mudanças. Está sempre havendo essa atualização política, os valores da família, da vida, da saúde da população e questão social também. O Comep está sempre trabalhando para ajudar as pessoas que precisam, como agora recentemente com a situação [das enchentes] do Rio Grande do Sul. Não é uma igreja, é uma associação de pastores que, em comunhão, e à medida do possível, formamos força para cooperar no reino de Deus”, declara Ferro.

Para o presidente, a liderança cristã precisa estar unida e preservar a unidade do espírito, o que o Comep se esforça para manter. Bezerra acrescenta que é um trabalho de conscientização e educação, no qual a Uninter possui um “papel importantíssimo”. A área de Humanidades do centro universitário conta com os cursos de bacharelado em Teologia Bíblica Interconfessional e Teologia Doutrina Católica, com o objetivo de “conscientizar e formar esse cidadão, para que tenha uma participação plena na sociedade”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *