Tecnologia se une à cultura e ao entretenimento para um futuro imersivo

Autor: Igor Horbach - estagiário de Jornalismo

A cultura das experiências imersivas, que se popularizou em diversas cidades ao redor do mundo, ganha cada vez mais adeptos no Brasil. De acordo com a Grandeview Research, no cenário mundial, o setor imersivo movimenta aproximadamente 40 bilhões de dólares, abrangendo desde o entretenimento até áreas como educação e saúde.  

No Brasil, a presença ainda é tímida. Porém eventos como a exposição Mundo Pixar, promovido pela Cult Imersiva em Curitiba, abrem as portas para uma nova era de imersão no entretenimento nacional. 

As experiências imersivas têm crescido com o avanço da realidade aumentada e virtual. Assim, as tecnologias ajudam a “quebrar a quarta parede”, conceito segundo o qual o público não apenas observa, mas interage e faz parte da narrativa.  

Segundo Ramon Prestes, diretor da Cult Imersiva, o grande desafio na produção de um evento como esse é garantir que todos os detalhes estejam em harmonia para que o visitante se sinta realmente dentro do ambiente. “A magia Disney está nos detalhes,” afirma, reforçando que o foco é proporcionar o “efeito Uau”. Isto é, fazer com que cada pessoa se surpreenda e se encante ao entrar no evento.  

A missão vai além do entretenimento: o evento visa impactar a sociedade de maneira positiva, promovendo uma transformação cultural, de acordo com Ramon. O objetivo da Cult Produções é se consolidar no mercado imersivo no Brasil, criando experiências e exportando tecnologia e cultura brasileira para o mundo. Em uma era em que a barreira entre o real e o virtual diminui, o Mundo Pixar é um marco para o setor. 

Mundo Pixar

Considerado o maior evento da Disney fora dos parques, o Mundo Pixar ocupará uma área de 4.700 metros quadrados. Com investimento que ultrapassam valores praticados para promoção de shows internacionais, a exposição visa recriar cenários icônicos dos filmes.

Os elementos cenográficos e digitais transformam a experiência dos visitantes, que literalmente entram no mundo dos personagens Pixar. Desde o cheiro de pipoca ao visual dos ambientes, cada detalhe é pensado para transportar o visitante para dentro das histórias. 

Filmes como “Toy Story”, “Elementos”, “Divertida mente”, “Carros”, “Up – Altas aventuras”, “Procurando Nemo” são alguns dos cenários que estarão presentes. A estrutura do quarto do Andy, por exemplo, é pensada para proporcionar a sensação de ser um brinquedo aos visitantes.  

Durante o trajeto, o visitante pode explorar a cozinha do restaurante de “Ratatouille”, a sala de comando de “Divertida mente”, e a fábrica de gritos de Monstros S.A., onde o uso de cenários e efeitos digitais tornam a experiência ainda mais completa.   

O Mundo Pixar chega ao Jockey Plaza, em Curitiba, em 22 de novembro. Com ingressos já à venda pela Disk Ingressos, o evento promete ser um marco não apenas pelo seu tamanho, mas por representar um novo capítulo na relação do público brasileiro com o entretenimento imersivo. Para quem sempre sonhou em visitar uma Disneylândia, o evento é uma oportunidade única de vivenciar a magia da Disney mais perto de casa. 

A Cult Imersiva esteve presente no programa da TV Uninter, Art& Cultura no dia 07 de novembro. Confira o programa na íntegra:

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Horbach - estagiário de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Divulgação Mundo Pixar e reprodução Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *