Tarefa de casa: cinco dicas para ajudar seus filhos com os deveres escolares
Autor: Maria Thereza David João (*)Um dos aspectos escolares que mais afetam a vida de pais e responsáveis é a tarefa de casa. Se, por um lado, há aqueles que defendem a importância desta atividade no processo de aprendizagem e na organização de uma rotina disciplinada, nos últimos anos, tem se intensificado o debate que vê na tarefa de casa uma fonte aguda de estresse para crianças e adolescentes.
Independente do lado que se está da discussão, a realidade é que muitos pais enfrentam dificuldades para auxiliar seus filhos com as lições. As causas destas dificuldades são várias e vão desde a falta de tempo para se dedicarem aos filhos, até o desconhecimento acerca dos assuntos tratados nas tarefas.
Por isso, separamos aqui cinco dicas que têm como objetivo auxiliar os pais e responsáveis a tornar o momento da lição de casa mais interessante e produtivo:
- Lembre-se: a tarefa é para o estudante, não para os pais. A não ser que seja solicitado diretamente o envolvimento da família na atividade, é importante deixar que a criança faça as tarefas por si mesma.
- Deixar a criança realizar a tarefa por si mesma não significa deixá-la desamparada, especialmente quando falamos das menores, cuja autonomia ainda está em construção. Esteja perto, faça perguntas que demonstrem interesse genuíno naquilo que ela está fazendo, tente relacionar o conteúdo a alguma situação do dia a dia ou a alguma referência já conhecida pela criança.
- É muito importante para o desenvolvimento da confiança e autoestima de crianças e adolescentes que o erro não seja percebido como um problema, mas como parte do processo de aprendizagem. Por isso, não corrija, não apague e não refaça as lições, mas oriente-os a conversarem a respeito das dificuldades com os professores, pois assim também aprenderão a resolver problemas com mais independência.
- Sabemos que muitas crianças, já cansadas da rotina de aulas, chegam em casa e relutam em fazer as lições. Por isso, evite o tom de cobrança e deixe-as, primeiro, desfrutar de momentos de lazer e convívio familiar saudável.
- Se possível, separe um lugar específico para a realização das tarefas, longe de barulho e outras distrações. Isso auxilia na concentração e organização.
*Maria Thereza David João é mestre e doutora em História Social, professora da Educação Básica e professora da área de Linguagens e Sociedade do Centro Universitário Internacional Uninter.
Créditos do Fotógrafo: Pixabay