Superior Tribunal Militar condecora professores da Uninter
A Ordem do Mérito Judiciário Militar é a mais alta condecoração concedida pelo Superior Tribunal Militar (STM). No último dia 1º de setembro, dois professores da Uninter foram agraciados com a comenda, no grau de Alta Distinção, durante solenidade realizada em Brasília (DF).
Receberam a condecoração a diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, Débora Veneral, e o professor Alexandre Coutinho Pagliarini, docente do mestrado e da graduação em Direito da Uninter. As indicações de Débora e Alexandre foram feitas pela ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, primeira mulher e civil a compor e presidir o STM.
O que motivou a condecoração de Débora foram os seus estudos sobre as temáticas da segurança pública, do sistema penitenciário brasileiro e dos direitos humanos. Alexandre foi condecorado porque vem prestando relevantes serviços ao STM há muito tempo, tais como a organização de eventos internacionais com a presença de juristas importantes como Jorge Miranda e outros.
O STM é o mais antigo tribunal das Américas, tendo sido estabelecido pelo Rei Dom João VI em 1808. Para a Uninter, ter dois dos seus representantes acadêmicos agraciados com tão distinta homenagem engrandece a instituição, que oferece educação a distância em todo território nacional enquanto promotora do direito social à educação, previsto constitucionalmente.