Sonho leva estudante ao berço do judô
Guilherme Kauan Rodrigues Coelho começou a praticar judô quando tinha 7 anos de idade. O pai era instrutor, o que contribuiu para que o menino se apaixonasse pela modalidade. Atualmente, Guilherme estuda Educação Física na Uninter e dá aula em projetos sociais, associações e escolas particulares. Nesta quinta-feira (30), ele embarcou para o Japão para realizar o sonho de conhecer a academia Kodokan, onde o judô foi criado em 1882 por Jijoro Kano.
Por intermédio do seu sensei (mestre), Luiz Iwashita, e com ajuda financeira de amigos e parentes, o universitário ficará 11 dias no Japão. O principal objetivo, claro, é conhecer a academia Kodokan, em Tóquio. Guilherme viajou junto com outros universitários que também cursam Educação Física. Além de conhecer o berço da modalidade, o estudante vai participar de treinamento de campo e assistir a competições.
A expectativa para ir ao Japão não fica somente em conhecer a academia onde se deu origem do Judô, mas também no aprimoramento da prática no esporte. Guilherme vive de acordo com o princípio do Judô. “Ao cair, temos que ter a humildade de levantar, aprender com o erro e seguir em frente, pensamento mútuo, prosperar todos juntos em prol da humanidade e assim por diante”, fala o estudante.
“Estou muito ansioso para essa viagem, pois vou treinar com os melhores do judô e aprimorar minha prática que vai ajudar nos ensinamentos passados para meus alunos”, disse Guilherme pouco antes de embarcar. “Sou eternamente grato a todos os que estão me ajudando a ir nesta viagem”.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal