PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Simular a realidade para o bom aprendizado

Atualmente disponíveis nas mais diversas categorias, os jogos de simulação podem ser grandes aliados para o desenvolvimento de novas habilidades e competências profissionais. Eles permitem que uma pessoa seja virtualmente inserida em uma determinada situação onde tenha que administrar (ou criar) ferramentas e estratégias para solucionar um problema.

Por meio da simulação, é possível vivenciar situações que muitas vezes não seriam possíveis na vida real sem a experiência necessária – como é o caso do simulador de voo, por exemplo. Por esse motivo, ela é uma grande ferramenta para o aprendizado.

Buscando mesclar o entretenimento e a educação, o professor Antoine Youssel Kamel, da Escola de Gestão Pública, Jurídica, Política e Segurança da Uninter, está desenvolvendo um jogo de simulação para a gestão jurídica de um escritório de advocacia, sendo que a ideia foi apresentada no artigo Controladoria Jurídica – The Game: Jogo de Simulação da Gestão Jurídica, desenvolvido em parceria com os professores Daniele Assad Gonçalves e Armando Kolbe Júnior. O trabalho foi apresentado no 24º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, em Florianópolis (SC), entre os dias 3 e 7 de outubro.

A proposta do professor é criar um jogo que seja útil no caráter educativo, mas que também traga prazer em ser jogado. Desta forma, pode ser uma inspiração para que pensadores, desenvolvedores e educadores possam criar conteúdos que unam educação e entretenimento.

“Se não houver educação, não serve ao propósito, e se não houver diversão, não é jogo”, cita o trabalho. Além disso, o jogo é constituído por uma experiência realista, em que o jogador pode se sentir vitorioso pelos resultados obtidos e também pelo aprendizado que obteve jogando.

Entre as tarefas que envolvem o jogo Controladoria Júridica – The Game estão: o trabalho com planilhas, organizações de processos jurídicos, decisões orçamentárias básicas etc.

Ainda de acordo com o relato de experiência do trabalho, “a vivência no jogo dá maior segurança ao futuro profissional quando precisa enfrentar a realidade, bem como cria a necessidade de aprender o conteúdo das matérias para solucionar os problemas”.

O jogo, que ainda está em processo de implementação, será disponibilizado para os alunos do curso superior de Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais da Uninter, especialmente na disciplina de Controladoria Jurídica e Inovação. Futuramente, também estará disponível para a demais comunidades acadêmicas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *