Silvio Persona entra para a galeria de professores inclusivos premiados
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de JornalismoA experiência da faculdade não é fácil, mas com ajuda de professores e colegas é possível realizar o sonho do diploma. Em alguns casos, as barreiras se multiplicam. No caso de alunos com deficiência, é necessário um esforço maior da parte dele, da instituição e do professor.
Para reconhecer esse esforço, o Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Sianee) da Uninter criou o Prêmio Professor Inclusivo, que está na sua 11ª edição.
A premiação é resultado de uma votação dos alunos com deficiência ao final de cada quadrimestre, elegendo o professor premiado daquele período letivo. No final de 2019, o agraciado com o prêmio foi o professor Silvio Persona, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
A solenidade de entrega do certificado ocorreu na quinta-feira (12.dez.2019) na reitoria da Uninter, no Campus Divina Providência, em Curitiba (PR). O evento foi prestigiado pelo vice-reitor, Jorge Bernardi, e pela coordenadora do Sianee, Leomar Marchesini.
Bernardi teceu diversos agradecimentos, tanto ao professor Silvio, pela diferença que fez na experiência acadêmica dos alunos, quanto ao Sianee pela iniciativa de reconhecer a dedicação dos professores em incluir todos os alunos. Para Silvio, o prêmio foi uma surpresa, pois se deu de forma espontânea.
“Tentei dar uma atenção a mais para esses alunos, como tento fazer com todos os alunos, em especial os que têm alguma dificuldade, seja qual for”, explica. O professor também destaca a importância de ser premiado. “Quando seu trabalho e esforço é reconhecido por quem tem mais dificuldade, é muito gratificante”.
Para Leomar, o esforço dos professores para a inclusão de todos os alunos é fundamental, pois o departamento sozinho não conseguiria adaptar todos os materiais de aula, e vê o prêmio como um incentivo para que os professores continuem trabalhando pela inclusão.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de JornalismoEdição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo