Silvana relata a jornada de superação do câncer de mama
Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de JornalismoInspirados pela campanha do Outubro Rosa, os cursos de Secretariado Executivo e de Coaching e Desenvolvimento Humano da Uninter promoveram uma palestra, no dia 28 de outubro, no campus Tiradentes, em Curitiba (PR), para falar sobre o desafio de enfrentar o câncer de mama. O evento marcou a abertura oficial do terceiro quadrimestre letivo para os cursos.
Silvana Luzia Kern Cardias, profissional de RH, falou aos estudantes sobre o tema dentro de uma perspectiva pessoal e profissional. A psicóloga descobriu o câncer de mama em 2014, aos 35 anos, e a partir de então iniciou sua jornada de enfrentamento da doença.
Ela destaca que, seguindo o tratamento, é possível superar esse desafio e retomar a vida normal de antes do diagnóstico. “Graças a Deus estou bem. Ano que vem completa cinco anos que iniciei o tratamento. Hoje, só tomo o Tamoxifeno e faço os controles semestrais”.
Silvana também alerta sobre o câncer de mama masculino, que embora seja raro, merece atenção e prevenção. Os homens são 1% das vítimas da doença e, em 2017, houve cerca de 200 casos de morte provocados pelo câncer de mama em homens no Brasil, segundo o Datasus, o maior banco de dados sobre saúde no país.
Ao final da palestra, algumas estudantes compartilharam relatos pessoais com a doença, e destacaram a importância do autoexame como melhor estratégia de prevenção.
Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo