Seminário do Caderno Intersaberes mostra como a pesquisa move o mundo

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

Resolver problemas e conflitos da sociedade, eis uma das missões da pesquisa científica. Em momentos como o que vivemos hoje, fica evidente a necessidade de se recorrer à ciência para tomar decisões que resultarão no maior benefício coletivo. Estudos das mais diversas áreas, desenvolvidos em laboratórios e universidades, produzem conhecimentos de suma importância para o desenvolvimento do país.

Sabendo disso, a Uninter investe em iniciativas que incentivem a pesquisa e a publicação científica, como é o caso do Caderno Intersaberes. O projeto surgiu dentro da Escola Superior de Educação (ESE) e tem como objetivo divulgar os estudos desenvolvidos por estudantes dos diversos cursos da Escola.  A última edição é dedicada a publicações das áreas de Química, Física e Matemática.

A nova edição do Caderno Intersaberes foi apresentada durante 9º Seminário Multidisciplinar, realizado em 28 e 29 de setembro. “Vocês são o grande legado dessa instituição”, afirma Sidney Lara, coordenador da Central de Egressos e Carreira da Uninter, em referência aos egressos que participaram da publicação.

O evento contou com a presença do professor Paulo Martinelli, coordenador da Área de Exatas, e de Dinamara Machado, diretora da Escola Superior de Educação, além de diversos professores engajados em projetos de pesquisa. “O Caderno Intersaberes é para os estudantes da Uninter, mas também para o público externo”, lembra a diretora. Durante o seminário, professores receberam alunos e egressos para apresentar sobre seus trabalhos, publicados na nova edição do caderno.

Na primeira noite do seminário, a aluna Raquel Brinkhus, do polo Uninter em Passo Fundo (RS), apresentou sua análise sobre o desempenho de dois softwares, Matlab e R, na área de estatística. Gérson Dalcin, aluno das graduações de Biologia e Química do polo de Montenegro (RS), apresentou seu artigo sobre o impacto ambiental relacionado aos gases de efeito estufa, abordando os efeitos do CO2, do metano e de outros tipos de gases na degradação da camada de ozônio.

Já na segunda noite, as egressas Cristina Vasto Madureira, Ana Claudia Zanella e Jéssica Andrade apresentaram suas pesquisas na área da matemática, que unem os jogos populares ao mundo da exatas e utilizam tecnologia para o ensino da disciplina.

Allyson Fernando de Barros, aluno do curso de Física, teve 3 trabalhos publicados. O destaque foi para os estudos sobre o voleibol, em que usou conhecimentos de física para analisar efeitos e trajetórias da bola.

Todos as edições do Caderno Intersaberes estão disponíveis na plataforma online. Você também pode assistir à íntegra das transmissões do seminário no YouTube: clique aqui para a primeiraaqui para a segunda.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *