Semana SIPAT 360º desafiou colaboradores a terem uma vida saudável

Autor: Natália Schultz Jucoski - estagiária de jornalismo

Com o intuito de promover uma vida mais saudável, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é um evento obrigatório para que as empresas promovam atividades para os seus colaboradores. Visando o bem-estar e a promoção do conhecimento, a iniciativa envolve a comunidade interna em diversas atividades sobre qualidade de vida.

A 5ª edição da SIPAT 360º Uninter trouxe oito palestras que abordaram alguns temas importantes, como alimentação saudável, exercício físico e prevenção de acidentes. A abertura ficou por conta do gerente de gestão de pessoas da Uninter, Joel Ziemann. A programação foi cuidadosamente elaborada e estruturada para atender os temas mais relevantes, ele ressaltou a importância da participação ativa dos colaboradores ao longo da semana. “O ponto focal será a união entre qualidade de vida e ambiente de trabalho. O nosso objetivo com esse ponto focal, sem dúvida alguma, é provocá-los a ter uma vida mais saudável. Vida com mais vida, isso é importante”, destaca Joel.

“Mudança no estilo de vida para combater o sedentarismo” foi o tema da palestra de abertura com os professores do curso de Educação Física da Uninter, Tatiane Calve e Rafael Luciano de Mello. A conversa focou nos benefícios que as práticas de atividades físicas constantes trazem, como por exemplo melhora no sono, redução da ansiedade, melhora na saúde cardiovascular e aumento da densidade mineral óssea. Os professores também deram várias dicas e sugestões de exercícios físicos que se aplicam no dia a dia.

O segundo dia iniciou com o professor e bombeiro Jaime Lopes sobre prevenção de acidentes domésticos. Ele mostrou as principais causas e soluções para que o lar de cada um seja um ambiente seguro, já que a maioria dos acidentes que acontecem dentro de casa são previsíveis. Queimadura, queda, envenenamento, afogamento, choque, asfixia por monóxido de carbono, são alguns dos exemplos citados de possíveis acidentes domiciliares que podem ser prevenidos com a devida atenção. O professor finalizou sua fala com dicas de segurança no lar.

A oficina da tarde intitulada “Aproveitamento integral de alimentos: benefícios e orientações” contou com a apresentação da professora Marta Helena Schmitt e do professor Luiz Felipe Tomazelli, ambos do curso de Gastronomia da Uninter. Tendo como pontapé inicial apresentar a diferença entre o aproveitamento integral e o reaproveitamento de alimentos, que se dá no momento e no modo em que as partes desses alimentos são utilizadas, com o objetivo de evitar o desperdício. Alguns dos benefícios que essa prática pode proporcionar são autonomia alimentar, aumento da qualidade nutricional, economia doméstica e a redução de resíduos, contribuindo assim para a sustentabilidade. Duas receitas foram demostradas: bolo de banana com cascas e farofa salgada.

Durante a programação, os participantes também foram orientados sobre como agir em casos de emergência. Através da palestra “Ciência de educação em ressuscitação”, Jaime Lopes instruiu sobre reanimação cardiopulmonar (RCP) para leigos, algo muito importante para casos de emergência repentina. O intuito do treinamento foi aumentar a disposição de pessoas presentes no local aptas para realização do RCP caso seja necessário. A realização imediata do procedimento por alguém que esteja no momento da ocorrência é fundamental para aumentar a chance de sobrevivência da vítima. A corrente da sobrevivência consiste nos seguintes passos: acionamento do serviço médico de emergência, RCP de alta qualidade, desfibrilação, ressuscitação avançada, cuidados pós parada cardiorrespiratória e recuperação.

No período da tarde, a coordenadora do programa da Volvo de Segurança no Trânsito, Anaelise Oliveira abordou o tema “Como prevenir os acidentes de trânsito”, com objetivo de disseminar informações relacionadas a comportamento seguro no trânsito. Ela trouxe dados expressivos, por ano aproximadamente 1.3 milhão de pessoas perdem a vida em decorrência de acidentes de trânsito ao redor do mundo. Por isso é muito importante estabelecer metas de prevenção para que esse número diminua. Cerca de 90% dos acidentes têm como causa o comportamento inadequado dos seres humanos. A alta velocidade é um dos principais fatores de risco, além do uso de celular, de álcool e do não uso do cinto de segurança.

O penúltimo dia da SIPAT 360º da Uninter trouxe a professora da Escola Superior de Saúde Única Paola Pasini Vicenski para auxiliar na leitura e interpretação de rótulos dos alimentos. A melhor maneira de saber sobre os benefícios e malefícios que um alimento contém é através do seu rótulo. A tabela nutricional é o principal elemento para esta análise, bem como a ordem da lista dos ingredientes que compõe o alimento.

Para encerrar a semana, a primeira palestra do dia foi uma sessão de relaxamento com a professora Fabiana Kadota Pereira. Ela passou diversos exercícios de alongamento e de respiração que auxiliam no relaxamento e no bem-estar. Antes da última palestra, o professor de longa data da Uninter, Ivo Carraro apresentou uma visão geral sobre a semana da SIPAT 360º.

Finalizando, o escritor e influenciador digital Ton Kohler abordou o tema relação entre as famílias. Intitulada de “Nossas famílias e a inovação”, o palestrante trouxe pontos importantes sobre a educação parental e as diferenças que existem entre mães e pais. Ton falou em como essa relação entre pais e filhos pode ser fortalecida para que o ambiente familiar seja cada vez melhor, mais dinâmico e mais igualitário.

Além de todas as palestras, os colaboradores tiveram a chance de ganhar brindes e também de participar das atividades presenciais nas sedes de Curitiba e Campo Largo. Degustação de sucos, quick massage, jogos interativos e de tabuleiros foram os serviços oferecidos este ano pela SIPAT 360º Uninter.

É possível conferir o evento na íntegra através do AVA Univirtus, na aba “Aula ao vivo”, em seguida, clicar em “Anteriores” e buscar por SIPAT.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natália Schultz Jucoski - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *