Semana Pedagógica convida para aprendizado ao longo da vida

Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação acadêmica

Uma gigante no ensino. Assim revelam os dados de janeiro de 2025 do Centro Universitário Internacional Uninter. São 172 cursos de graduação, mais de 594 mil alunos com matrículas ativas e mais de 575 mil alunos formados nos mais de 800 polos em todo o Brasil e exterior. O alcance desses números é fruto do grau de excelência da alta gestão, dos colaboradores e principalmente dos professores da instituição, que iniciam o ano acadêmico com a Semana Pedagógica.

A edição deste ano, promovida pela Escola de Polos e Formação Permanente em parceria com a Pró-reitoria de Graduação, acontece entre os dias 27 e 31 de janeiro com o tema “Mentes em Movimento”, com foco em habilidades de análise, planejamento e adaptação como no jogo de xadrez. A abertura do evento foi realizada num dos salões do restaurante Madalosso, em Curitiba, às 19h, com a presença de professores, coordenadores, diretores e autoridades da instituição.

A programação começou com o Hino Nacional, executado pela Orquestra Uninter, de forma virtual, e prosseguiu com uma apresentação de tango por um casal de bailarinos com passos que mostraram muita técnica e graça. Assim como no xadrez, essa dança exige estratégia e concentração, algo que encantou os presentes.

A alusão ao jogo de estratégia entra em sintonia com a palestra ministrada por Conrado Schlochauer, autor do livro Lifelong learners – o poder do aprendizado contínuo, fundador da nōvi – a lifewide learning company e especialista em educação corporativa.

Schlochauer falou sobre aprendizagem ao longo da vida, um movimento que começou nos anos 1970 pela Unesco e que está em voga atualmente. Também falou sobre aprendizado dirigido e de como os instrumentos em sala de aula atuam na compreensão do aluno. Essa aprendizagem ao longo da vida deve fazer parte tanto do professor quanto do educando.

“Quero falar para cada um dos professores e professoras como aprendizes e não como professores: minha conversa hoje é menos dando ferramenta e mais provocando-os para construir um caminho de aprendizagem individual”.

Autoridades da Uninter destacaram a importância de eventos como a Semana Pedagógica. O CEO, Marco Eleutério, apontou que 2025 é um ano muito importante e de grandes desafios. “Esse evento abre o ano letivo. Portanto os professores retornam à instituição com uma série de alinhamentos a serem feitos. Especialmente em tempos de mudanças regulatórias, novas regras do MEC e novas exigências dos cursos. É muito importante que esse alinhamento aconteça e que seja uma semana de grande aprendizado”, enfatiza Eleutério.

Já o reitor, Benhur Gaio, contou um pouco sobre a história da instituição, apresentando a composição da alta gerência e dos diretores, com destaque ao diretor da recém-criada Escola de Ciências Agrárias e Meio Ambiente, André Corradini. Falou também sobre a escolha da palestra magna e como ela se relaciona com o evento. “Nós reunimos todos os professores do Centro Universitário Internacional Uninter e hoje fazemos aqui uma palestra muito interessante, um congraçamento para que eles [os professores] se sintam pertencentes a uma instituição forte como é a Uninter”.

O encerramento ficou com o pró-reitor, Rodrigo Berté, que, entre outras coisas, ressaltou a importância da Semana Pedagógica. “Ela é um momento de reflexão. Aquele momento que você traz os professores das férias e está preparando o ano letivo de 2025. Apesar de nós termos organizado tudo em 2024, essa semana é uma semana de preparação, porque além das palestras e dos eventos, os diretores de Escola irão se reunir com os seus coordenadores de curso e planejar o ano de 2025”, destaca Berté.

De acordo com a coordenadora da Escola de Polos e Formação Permanente, Francieli Castro, o planejamento da Semana Pedagógica começou em setembro de 2024. Para ela, planejar com antecedência é a chave do sucesso do evento. “Porque a cada ano que passa a gente quer fazer uma semana pedagógica inovadora, diferente e trazer realmente aquilo que está sendo discutido e que vai agregar no dia a dia do trabalho dos nossos docentes”, finaliza.

Confira na íntegra a Programação da Semana Pedagógica Uninter 2025 aqui.

Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Rafael Lemos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *