Segurança pública é tema de aula magna em Porto Alegre
Considerando o cenário atual da segurança pública no Brasil e que o país tem a quarta maior população carcerária do mundo a demanda por profissionais capacitados para atuar na gestão, prevenção e repreensão das causas da violência é cada vez maior.
Neste cenário, uma das principais preocupações é a preparação dos profissionais que atuam na área. Criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010, a graduação em Segurança Pública é uma opção para demandas federais, estaduais e municipais. “É comum encontrar profissionais da segurança pública sem formação específica. O investimento em um curso superior agrega valor para a carreira do profissional e ainda gera bons reflexos nos serviços prestados a sociedade”, avalia Débora Veneral, diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e de Segurança da UNINTER.
A diretora participou nesta quarta-feira (06/07), do evento realizado pelo polo de Porto Alegre (RS) em parceria com a Associação do Oficiais Estaduais do Rio Grande do Sul com o objetivo de motivar a formação profissional. Para isso o vice-reitor, Jorge Bernardi, ministrou a aula magna do curso de Segurança Pública na Academia de Polícia Militar.
O evento reuniu alunos e autoridades como o coronel Freitas (comandante geral da Brigada Militar), Maurício Dziedrik (representante da Assembleia Legislativa), prefeitos da região metropolitana de Porto Alegre e o presidente da Associação dos Soldados e Sargentos da Brigada Militar.
Ao final do evento, Débora destacou que esta graduação só está disponível para profissionais da carreira de segurança pública, ou seja, pessoas concursadas que já atuam na área. “Isto é uma regulamentação do próprio Ministério da Educação para proteger os interesses da sociedade”, orienta.