Saúde bucal: falta de higiene pode levar a graves problemas de saúde
Autor: Ivana Maria Saes Busato*A saúde bucal está relacionada com a saúde geral. Muitos problemas nos dentes, gengivas e outras estruturas da boca são marcadores da saúde geral e podem agravar as condições de saúde. As más condições de higiene bucal podem levar a enfermidades (ou agravá-las), principalmente doenças cardiovasculares e diabetes.
Mesmo com a “Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente” e suas diretrizes, de 2004, o Brasil ainda não oferece tratamento bucal para todos os brasileiros. Temos urgência no aumento da assistência odontológica.
Dados do Ministério da Saúde de dezembro de 2021 mostram que 56,1% dos brasileiros possuíam cobertura da atenção básica no Sistema Único de Saúde. E a Pesquisa Nacional de Saúde, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, revelava que apenas 12,9% da população possuía plano odontológico. Esses dados são indicadores de que uma imensa parcela da população não tem nenhum acesso à saúde bucal.
As condições de saúde bucal brasileira exigem atenção também em relação às crianças. Dados do último levantamento brasileiro, SB Brasil, evidenciaram que, em crianças e adolescentes, o principal problema eram as cáries não tratadas, enquanto, em adultos e idosos, a perda dentária por cárie é o problema mais prevalente. A perda dentária em adultos é preocupante. Apenas 31,2%, na faixa etária de 35 a 44 anos, não necessitavam de prótese; na faixa de 65 a 74 anos, 73% precisam de alguma prótese dentária.
Você já sabe, mas é sempre bom lembrar. Aqui vão algumas dicas de cuidados diários com a saúde bucal:
- Escove os dentes todos os dias, após cada refeição, e uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor;
- Complemente a escovação passando o fio dental entre todos os dentes;
- Mantenha uma alimentação saudável, controlando a frequência da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições;
- No caso de quem usa aparelho ortodôntico, mais atenção à limpeza dos dentes e da gengiva, com o uso do flúor, pois o aparelho retém muito restos de alimentos;
- Procure um dentista regularmente.
* Ivana Maria Saes Busato é doutora em Odontologia, coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Saúde Pública da Uninter.
Revisão Textual: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Freepik/wayhomestudio