Saiba o que pode e o que não pode levar nos dias de prova do Enem
Autor: Assessoria do MEC e RedaçãoOs 5,1 milhões de candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 devem ficar atentos aos itens que são permitidos e proibidos nos locais em que as provas serão aplicadas. O exame ocorrerá nos próximos dois domingos: 3 e 10 de novembro.
Antes de entrar na sala cada participante receberá um envelope porta-objetos para guardar itens pessoais. O envelope deve ficar guardado embaixo da carteira, com eletrônicos desligados. E atenção: qualquer som emitido pelos aparelhos eliminará automaticamente o candidato. Alarmes de relógios e celulares entram nessa regra.
Confira a lista completa do que é permitido e proibido para o Enem:
O que é obrigatório levar para a prova do Enem
- caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
O que é aconselhável levar para a prova
- Cartão de Confirmação de Inscrição;
- Declaração de Comparecimento impressa (caso precise do documento).
O que é proibido
- borracha;
- corretivo;
- chave com alarme;
- artigo de chapelaria;
- impressos e anotações;
- lápis;
- lapiseira;
- livros;
- manuais;
- régua;
- óculos escuros;
- caneta de material não transparente;
- dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes);
- fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.
A Uninter promove um aulão de revisão para o Enem nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, das 14h às 17h – dois dias antes da primeira fase da prova. São disponibilizadas 600 vagas gratuitas. O aulão será ministrado por mais de 20 professores de todas as áreas do Enem: ciências humanas, linguagens, matemática, ciências da natureza e redação.
Essa é a 3ª edição do evento, que já auxiliou 3.200 jovens a melhorar sua nota no Enem. Para participar, basta realizar inscrição pelo site uninter.com/enem.
Autor: Assessoria do MEC e RedaçãoCréditos do Fotógrafo: Pixabay