Rua da Alegria proporciona leveza, brincadeiras e educação para comunidade
Autor: Igor Horbach - estagiário de JornalismoO Dia das Crianças foi marcado pela Rua da Alegria 2024 em Lucas do Rio Verde (MT), que proporcionou diversão e entretenimento para as famílias, na Praça da Bíblia. Organizado pela TV Conquista, com apoio do polo da Uninter na cidade, a iniciativa reuniu cerca de 2.500 pessoas, entre crianças e adultos, em uma série de atividades voltadas ao lazer e à interação social, em 12 de outubro de 2024.
A programação contou com brincadeiras, como pintura facial, tatuagens infantis, cantinho da leitura, cabo de guerra, pular corda e uma competição de cosplay, promovendo um ambiente de diversão e aprendizado.
“Este é meu 3° ano participando da Rua da Alegria com a Uninter. A interação com outros alunos de cursos diferentes é incrível, pois promovemos um ambiente de aprendizado e amizade”, compartilhou Louestin Domingos Pereira, estudante de Licenciatura em Artes Visuais, que também mencionou a importância de ver o impacto positivo das atividades no sorriso das crianças.
Para Rosângela da Silva Alves, aluna do curso de Bacharelado em Serviço Social e zeladora residencial, o evento é mais do que uma atividade: é uma honra. “Participei pelo segundo ano consecutivo. É mais que um dever, foi uma honra, um prazer poder participar desse evento, levando alegria a todas aquelas crianças, independente da cor, raça, cultura ou classe social”, afirmou Rosângela, que também destacou o comprometimento da equipe, responsável por manter a organização e limpeza do local.
Além de proporcionar momentos de diversão, a Rua da Alegria serviu como um importante ponto de encontro para a comunidade e a instituição. A gestora do polo, Grazieli Pache Albuquerque Takahashi, comentou sobre o papel do evento na integração dos alunos com a comunidade e o fortalecimento do vínculo com a instituição.
“Nos preocupamos em entregar ao mercado de trabalho um aluno preparado, um profissional qualificado, e incentivamos muito a participação dos nossos alunos em eventos como esse, pois desperta a preocupação social com o próximo”, explicou Grazieli.
O evento também gerou reflexões entre os participantes sobre a importância do voluntariado para a formação profissional. Louestin observou que a experiência o preparou para lidar com diferentes realidades, um aprendizado que levará para sua carreira futura.
“Cada atividade realizada me ajudou a desenvolver habilidades práticas. Essa vivência me ensinou que, como profissional, é essencial não apenas transmitir conhecimento, mas também cultivar um ambiente acolhedor”, finalizou o estudante.
Autor: Igor Horbach - estagiário de JornalismoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Divulgação Polo Lucas do Rio Verde