Revista Desenvolvimento e Saúde aborda o cuidado humano em condições crônicas
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação“A transição epidemiológica brasileira trouxe as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) como principal causa da morbimortalidade no Brasil”. A afirmação da editora adjunta da Revista Desenvolvimento e Saúde da Uninter, Ivana Busato, vai ao encontro dos dados apresentados pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) Brasil 2023.
De acordo com a pesquisa, 41 milhões de pessoas são mortas pelas DCNTs no mundo a cada ano, sendo 77% delas em países de baixa e média renda. No Brasil, em 2019, estas doenças foram responsáveis por 54,7% dos óbitos registrados, mais de 730 mil mortes resultantes das comorbidades apenas naquele ano. A estimativa é de que 308.511 mil aconteceram de forma prematura, em pessoas de 30 a 69 anos de idade.
A partir do alerta e da necessidade de divulgação científica para maiores e melhores cuidados, os trabalhos submetidos para a revista lançada em outubro de 2024 se deram em torno do cuidado com as pessoas. São oito artigos, todos da comunidade externa da Uninter, de várias regiões do país: Paraná, Maceió, Paraíba, Sergipe, Minas Gerais e Roraima.
“Pesquisadores estão buscando realizar pesquisas nessa área para compreender suas causas e verificar medidas de promoção, prevenção e cuidado em saúde aplicadas. As publicações nesta área poderão contribuir para trabalhar com os fatores de risco, parra organização dos serviõs e capacitação dos profissionais de saúde”, salienta Ivana, responsável pela editoria da capa atual.
Para a editora-chefe da Revista Saúde e Desenvolvimento, Deisi Benedet, as publicações têm como objetivo apresentar uma visão integral da saúde aos leitores, o que é fundamental para a formação profissional e a atualização contínua nesse campo.
“Reconhecendo a importância da atualização constante, a revista não apenas divulga pesquisas relevantes, mas também promove uma prática baseada em evidências. Dessa forma, contribui significativamente para a capacitação dos profissionais e para a melhoria das práticas em saúde”, garante Deisi.
A coordenadora de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter, Desiré Dominschek, destaca que as publicações da área apresentam temas da saúde sob uma perspectiva interdisciplinar, o que promove a integração de diferentes áreas do conhecimento e enriquece a discussão e formação acadêmica.
“Ressalto a qualidade dos artigos publicados, pois passam por um rigoroso processo de avaliação por pares, garantindo que o conteúdo apresentado seja de alta qualidade e relevância para a comunidade acadêmica e profissional. O formato de acesso aberto permite que leitores de diversas partes do mundo tenham acesso gratuito ao conhecimento produzido, promovendo a disseminação da informação científica e a democratização do conhecimento. Parabéns aos editores e a equipe editorial!”, finaliza Desiré.
Saiba mais sobre o Caderno na página oficial e confira as edições anteriores.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels