Resultados de pesquisa sobre peixe-boi são apresentados em congresso
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - assistente de comunicação acadêmicaAs professoras da Uninter Larissa Warnavin, Nicole Witt e Julia Bertoti, da área de Geociências, juntamente com a estudante do Curso de Ciências Biológicas Larissa Kaniak, do Programa de Iniciação Científica, participaram do 47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
O evento ocorreu de 18 a 21 de junho, no Salão de Atos do Parque Barigui em Curitiba. No evento, as professoras e a aluna apresentaram os resultados de uma pesquisa sobre cativeiro e bem-estar do peixe-boi marinho. O trabalho faz parte do projeto de Pesquisa Ecologia, Saúde e Ambiente, dentro da Linha de Pesquisa Atlas Geociências, da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas.
O congresso reuniu profissionais e estudantes de diversas regiões do Brasil que atuam na área da biologia, veterinária e zootecnia. Entre os temas mais discutidos, estão a conservação de espécies in situ (em vida livre) e ex situ (em ambientes controlados, como aquários e zoológicos), e assuntos como reprodução e alimentação. Foi destacada também a importância dos zoológicos e aquários na preservação das espécies.
A professora Julia Bertoti destacou que o evento superou as expectativas. “A visita técnica ao Zoológico de Curitiba oportunizou conhecer os bastidores, estratégias e programas que ocorrem no zoo para a conservação de espécies nativas que estão em extinção, além da possibilidade de aumentar a lista de futuros contatos para atividades na Uninter“, ressaltou a profissional.
Já a professora Larissa Warnavin disse que a experiência além de enriquecedora, “proporcionou um espaço de exposição para apresentar os resultados da pesquisa sobre o bem-estar da subespécie de peixe-boi marinho, (Trichechus manatus manatus) em cativeiro, que desenvolvo junto à aluna Larissa Kaniak”.
Segundo Warnavin, “a escassez de estudos sobre esse animal em cativeiro, revela a necessidade de explorar estratégias para melhorar as condições de vida dele, destacando a importância de adaptar o cuidado às características individuais do animal”, conta.
A professora Nicole Witt, que também esteve presente no congresso, destacou o projeto de refaunação implementado pelo Instituto Fauna Brasil e importância dos Planos de Ação Nacional (PAN’s) na preservação de espécies ameaçadas.
Além das atividades do congresso, as professoras e a estudante também participaram de atividades extras, como uma visita técnica noturna ao Museu de História Natural de Curitiba e uma visita técnica guiada ao Zoológico Municipal.
Autor: Adriane Vasconcelos de Souza - assistente de comunicação acadêmicaEdição: Larissa Drabeski