Reitor Benhur Gaio reforça laços institucionais da Uninter no Japão
O embaixador do Brasil em Tóquio, André Chermont de Lima, recebeu ontem (21.10.24) na capital do Japão o reitor da Uninter, Benhur Gaio, para uma conversa sobre educação superior e formação profissional. Cerca de 210 mil brasileiros vivem no Japão. A Uninter está presente no país desde 2021, com unidades em Nagoya e Hamamatsu, dando apoio presencial a alunos de cursos de graduação a distância.
A conversa com o embaixador fez parte de uma extensa agenda do reitor no país. “Ele foi muito atencioso, ouviu com atenção a explanação sobre a Uninter, fez diversas perguntas e demonstrou interesse em colaborar com nossas iniciativas junto à comunidade brasileira no Japão”, relata Benhur. O reitor está acompanhado do gestor dos polos locais, Celio Nakahara, e do gerente de negócios internacionais da Uninter, Fabiano Ozique.
A agenda da comitiva da Uninter inclui diferentes propósitos, a começar pelos objetivos institucionais de estreitar as relações da instituição com os órgãos brasileiros de Estado no país. Além disso, o reitor fará palestras em escolas, dará entrevistas a veículos locais de mídia brasileira e fará reuniões com diplomatas brasileiros em Nagoya e Hamamatsu, onde também conhecerá as instalações dos polos locais.
Nos compromissos do dia 21, tanto na Embaixada quanto no Consulado em Tóquio, o reitor fez uma apresentação geral da Uninter, deu destaque a cursos, iniciativas e diferenciais de mercado, com ênfase à atuação no Japão, por meio dos polos de Nagoya e Hamamatsu. Sobre esse tema, por exemplo, Benhur, Nakahara e Fabiano se reuniram com o chefe do setor educacional da Embaixada, Romero Maia.
Hoje (22.10), a comitiva terá um encontro com o cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Serafim Garcia Júnior. Amanhã, o reitor vai conhecer o polo local da Uninter e fará palestra a alunos do ensino médio de uma escola brasileira da Rede EAS em Hamamatsu.
Na quinta-feira (24.10), o reitor terá reunião com o cônsul-geral do Brasil em Nagoya, Luís Fernado Abbott Galvão, e membros do setor de educação e cultura. Em seguida, terá um encontro com o CEO da empresa Avance Corporation, que mantém convênio de parceria com a Uninter no Japão. Por fim, visitará o polo de Nagoya.
Edição: Mauri König